TRT-PE inicia campanha pela conciliação

Assessoria de Imprensa do TRT6

A segunda edição da Semana Nacional de Conciliação tem início nesta segunda-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (17), em todo país. No Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), em Pernambuco, a meta deste ano é aumentar em 3% o número de acordos realizados em 2015, que resultou em 1.344 conciliações, sendo a maior parte delas, 54,10%, referentes a pagamento de aviso prévio.


As 70 Varas do Trabalho de Pernambuco, na capital e no interior, estão engajadas na campanha, criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O Núcleo Permanente de Soluções Consensuais de Conflitos do TRT-PE cuida da pauta especial dos processos em tramitação no 1º grau; já o Núcleo de Conciliação de 2º grau, trabalha para viabilizar acordos entre os processos que estão na 2ª instância. Para a semana de Conciliação, os dois núcleos já têm agendados cerca de 500 processos.


Mesmo sem a possibilidade de agendamento de audiências para a Semana da Conciliação, se as partes envolvidas em um processo trabalhista tiverem o interesse de encerrar uma ação através de acordo, basta ir até a unidade judiciária onde tramita o processo e solicitar aos servidores, mediante a presença do magistrado, a realização da audiência.