Seminário sobre memória da Justiça do Trabalho acontece na UFPE de 18 a 21 de agosto

Assessoria de Imprensa do TRT6

Os dez anos do convênio de cooperação técnica e pesquisa histórica firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-PE) e o Programa de Pós-Graduação em História da UFPE serão celebrados com a realização de um evento entre os próximos dias 18 e 21 de agosto. Em sua quinta edição, o seminário Justiça do Trabalho e Historiografia: passado e presente ocupará o auditório no terceiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco. O acesso é livre e com inscrição gratuita.


Realizada com o apoio do Memojutra - Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, a iniciativa acadêmico-institucional reunirá nomes de referência na área, entre pesquisadores, professores e desembargadores de várias regiões do País, como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul. Serão realizadas diversas mesas e conferências sobre temas como a Justiça do Trabalho no tempo de regime militar, casos exemplares de dissídios coletivos e história e narrativas de processos trabalhistas.


Em uma programação inteira em destaques, deverá estar entre os pontos altos a discussão sobre a contribuição dos relatos orais de memória de juízes do trabalho para a historiografia. A abordagem será conduzida pela pesquisadora decana sobre as relações trabalhistas no Brasil, a professora doutora da UniRio Ângela de Castro Gomes.


“Os processos trabalhistas são fonte documental de relevância para a compreensão das relações conflituosas do trabalho configurando-se como um importante recurso para o revisionismo da historiografia dessa área”, comentou a professora doutora da UFPE e gestora do Memorial da Justiça do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE) Marcília Gama.


Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação de História da UFPE, professor doutor Antônio Montenegro, o seminário é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais da área do Direito, História, Sociologia, Antropologia e demais áreas afins. O acesso é livre e as inscrições podem ser feitas presencialmente no evento ou pelo site http://vjusticaetrabalho.blogspot.com.br. Estão disponíveis 200 vagas. Informações pelo telefone (81) 2126.8950.


Saiba mais - O convênio entre o TRT6 e a UFPE teve início há dez anos. Na época, o Tribunal formalizou a cessão provisória de processos trabalhistas de valor histórico para a instituição acadêmica. De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da universidade, Antônio Montenegro, a parceria é das mais importantes já firmadas pelo setor, inclusive pelo pioneirismo, ao lado das Federais do Rio Grande do Norte e Minas Gerais.


Nessa primeira década do acordo, mais de 200 mil processos foram emprestados à UFPE, dos quais 20 mil estão disponíveis para consulta. Todos os documentos acessíveis pelo público são tratados, higienizados, organizados e digitalizados por bolsistas Pibic financiados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe). O material tem sido utilizado como fonte de pesquisa por estudantes e especialistas, além de servir de base para a elaboração de várias monografias dissertações e teses.