Sexta da Qualidade de Vida no dia 27.9 terá “Mindfulness” e Setembro Amarelo

A saúde mental e a busca de sentido de vida serão assuntos tratados na edição deste mês da Sexta da Qualidade de Vida, promovida pela Amatra VI. O evento acontece no dia 27 de setembro, às 15h, no auditório da Associação, com um convidado especial: o médico e mestre em promoção da saúde, Júlio Lins.  Ao final do evento será realizada assembleia geral ordinária, às 16h.

Em sua palestra “Saúde mental em contextos difíceis: “Mindfulness” para a redução do estresse e busca de sentido”, o médico lembrará o Setembro Amarelo, movimento de prevenção ao suicídio, procurando uma abordagem positiva na promoção do equilíbrio emocional e no desenvolvimento de qualidades de relacionamento como empatia e acolhimento.

Júlio Lins é mestre em saúde coletiva com foco na promoção da saúde mental.  Fundador do programa “Atentamente”, primeiro de Mindfulness no SUS, pesquisa e escreve sobre a interação mente-corpo, que une a ciência e os saberes tradicionais da humanidade como forma de promoção do desenvolvimento de virtudes e alívio do sofrimento.

Prevenção – O Setembro Amarelo é um movimento do Centro de Valorização da Vida (CVV). Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas com ações de prevenção, partindo principalmente da conscientização da sociedade e acesso ao diálogo.

Como forma de engajamento na campanha, os associados da Amatra VI devem vir, no dia 27 de setembro, vestidos de amarelo. “Este é um mal silencioso, que pode atingir qualquer um. Por isso é importante estarmos alertas para os sinais e abertos a ajudar”, diz a presidente da Associação, Laura Botelho.

Ela destaca, ainda, que a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorrerá após palestra, avaliará a prestação de contas de um ano da atual diretoria, em cumprimento ao Artigo 15 do Estatuto.   A AGO está marcada para às 16h em primeira convocação e às 16h30, com qualquer número de participantes.