Educadores do Vale do Capibaribe são capacitados para TJC

 

Mais uma etapa de compartilhamento de conhecimentos no programa Trabalho, Justiça e Cidadania: educadores de escolas do Vale do Capibaribe, região que contempla municípios do Agreste de Pernambuco, participaram, nesta sexta-feira (28.6), do curso de formação de professores. Entre os temas abordados, direitos sociais, proteção à criança e aos trabalhadores.

Este ano o TJC completa 14 anos de implantação em Pernambuco e, pela primeira vez terá duas frentes de atendimento, com atuação em escolas do Recife e do interior, beneficiando ao todo 12 instituições públicas de ensino.

Na abertura do curso, a presidente da Amatra VI, Laura Botelho, ressaltou a importância do TJC, não apenas para os estudantes, mas para toda a sociedade, que ganha com cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. “O nosso intuito com o programa é ampliar o conhecimento desses jovens sobre o mundo do trabalho e cidadania”, afirmou.

Presentes ao evento, além dos educadores e palestrantes, a coordenadora do TJC na Amatra VI, Carmen Richlin, a diretora de Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Conforti, a coordenadora geral de Planejamento e Articulação da Secretaria de Educação, Marleide Ferraz; e a coordenadora do TJC no Vale do Capibaribe, Josemar Barbosa.

Ao longo do curso, os participantes ressaltaram a importância do momento de reflexão sobre o cenário atual do país, o impacto no cotidiano das escolas e a oportunidade de troca de conhecimentos.

Capacitação – Com uma abordagem crítica e analítica, a programação contemplou palestras da juíza Ana Freitas enfocando os direitos sociais na conjuntura atual do Brasil; do juiz Leandro Fernandes, sobre Teoria Geral do Estado e direitos humanos; e os desafios à proteção da saúde do trabalho, na perspectiva dos 30 anos de promulgação da Constituição Federal, com a juíza Luciana Conforti.

O juiz Hugo Cavalcanti Melo Filho enfocou as mudanças no direito do trabalho no cenário pós reforma trabalhista. E, em conexão com a atualidade, a Coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Recife, Cybele dos Santos, falou sobre os efeitos nocivos dos que atuam na limpeza urbana, a partir de estudo sobre a situação do Recife. Ela mostrou a questão do adoecimento e fez alertas sobre medidas preventivas possíveis a todos.

Infância – A árdua missão de combate ao trabalho infantil, os recentes avanços e desafios de futuro foram temas de três palestras no curso. A procuradora do trabalho Jailda Pinto detalhou a atuação do Ministério Público do Trabalho. A abordagem da juíza Márcia de Windsor foi direcionada à análise do direito constitucional.

Rodas de conversas – As visitas às escolas do interior começam em no dia 5 agosto, com rodas de conversa em Vertente do Lério (escola Justa Barbosa); e Bom Jardim (Justulino Ferreira Gomes).

Confira todas as fotos aqui