Mobilização para preservar independência

Assessoria de Imprensa Amatra VI

Juízes, promotores, procuradores e profissionais do Direito se uniram, no Recife, nesta sexta-feira (02.12), para mostrar indignação pela articulação de projetos, no Congresso Nacional, que vão de encontro à independência da magistratura e do Ministério Público. O ato, no hall do Fórum Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra, reforçou a integração do movimento associativo em defesa da sociedade.


Entre os projetos que constam no pacote de medidas anticorrupção em tramitação no Legislativo, o que pune abuso de autoridade.  O presidente da Amatra VI, Adelmy Acioli, participou do ato organizado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) e reforçou que as medidas visam criminalizar juízes e promotores pelos seus acertos e não por seus erros.


O momento histórico de união foi lembrado pelo presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Robert Brayner, que salientou a importância de uma magistratura e um MP sem amarras. “Estamos defendendo princípios constitucionais que não podem ser flexibilizados”, afirmou. 


Participaram do ato diversas entidades como as associações dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE), Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e Nacional dos Procuradores da República. A próxima etapa da mobilização prevê visitas a parlamentares e presidentes de tribunais para marcar a indignação da categoria.