Ato pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados será em 2016

Assessoria de Imprensa da Anamatra

A diretora de Aposentados da Anamatra, Virgínia Bahia, participou nesta quinta-feira (3/12), na sede do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) em Brasília (DF), de reunião com dirigentes ligados aos aposentados e pensionistas do serviço público. O encontro contou com a participação do presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert.


O evento teve como objetivo discutir o ato que será realizado na Câmara dos Deputados em favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 555/2006, que propõe a revogação do art. 4º da Emenda Constitucional nº 41/2003, extinguindo a cobrança da contribuição sobre os proventos de aposentados e pensionistas. Uma nova reunião já foi agendada para o dia 16 de fevereiro.


“Vamos esperar o momento político adequado para realizar a mobilização”, informou Virgínia Bahia ao explicar o adiamento do ato, marcado para ocorrer ainda este ano. Nos dias anteriores à manifestação na Câmara, haverá uma intensa movimentação nas redes sociais, promovida pelas entidades envolvidas com o tema, para mobilizar a opinião pública sobre a necessidade de aprovação da PEC.


A Anamatra tem atuado firmemente na defesa dos interesses dos aposentados, sob a coordenação da Diretoria de Aposentados e demais membros da diretoria. Para a entidade, a aprovação da PEC corrige injustiças cometidas contra os servidores inativos e pensionistas que passaram a ser obrigados ao recolhimento da contribuição previdenciária não previsto no regime geral de previdência social, o que ofende os princípios da igualdade e isonomia.