Anamatra adere a campanha da OIT

Assessoria de Imprensa Anamatra

A Anamatra expressou apoio à campanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para que até 2018 seja ratificado o novo protocolo sobre trabalho forçado da instituição, adotado no ano passado. Delegados, funcionários e visitantes são convidados a mostrar o seu apoio ao assinar um painel instalado no Palais des Nations (sede da ONU em Genebra) ao longo da Conferência Internacional do Trabalho.


Durante a 104ª Conferência da OIT, realizada em Genebra, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Noemia Porto, e André Cavalcanti (diretor de Ensino e Cultura no biênio 2013-2015), apuseram suas assinaturas no painel instalado para que representantes dos países manifestem apoio à iniciativa. A campanha 50 for Freedom tem por objetivo pôr fim à escravidão moderna.


O painel será apresentado no dia 12 de junho, dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, por Kaliash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014. A campanha visa a promover a ratificação e aplicação do Protocolo sobre o Trabalho Forçado, com os primeiros 50 Estados-Membros e sua ratificação até 2018. Os esforços de mobilização global serão feitos on-line e com a hashtag #50FF.


O novo Protocolo atualiza a Convenção 29 da OIT sobre Trabalho Forçado, uma norma internacional aprovada em 1930, com o objetivo de enfrentar práticas como o tráfico de seres humanos. Também foi aprovada uma Recomendação que oferece diretrizes técnicas para sua aplicação.


Presidente da Conferência - Ieda Jaunzeme, da Letônia, foi eleita presidente da 104ª Conferência da OIT. Desde 2012, Jaunzeme é Secretária de Estado do Ministério de Assuntos Sociais da Letônia. Os representantes da Anamatra e os Ministros Cláudio Brandão e Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), cumprimentaram a presidente e falaram da presença da representação brasileira nos importantes debates da conferência.