TJC inova e tem Rodas de Conversa nas escolas do Agreste

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania chegará ao Agreste este ano. A interiorização da iniciativa será marcada pelo atendimento de quase 4 mil alunos de seis escolas da região, com inovações nas atividades. Entre elas, “Rodas de Conversa” para que os alunos possam debater com os juízes, temas relacionados ao mundo do trabalho.

As mudanças foram anunciadas durante a capacitação dos professores, realizada nesta sexta-feira (12.05), na sede da Amatra VI, no Recife. A coordenadora do TJC, juíza Luciana Conforti, ressaltou a importância do engajamento da magistratura no Programa, que em mais de dez anos já beneficiou cerca de 60 mil estudantes no Estado, repassando noções de ética, direito e cidadania.

Estes temas também foram trabalhados junto aos professores, durante o curso de formação, com palestras do juiz do trabalho André Luiz Machado e da magistrada Luciana Conforti.  O juiz de direito Abner Apolinário e o procurador do trabalho, Leonardo Osório participaram da capacitação.

Representantes da Secretaria Estadual de Educação estiveram presentes ao curso: as professoras Marta Barbosa Ramos, da Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação; Edjane Ribeiro Santos, da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe; e Josemar Barbosa, coordenadora pedagógica na região do Vale do Capibaribe.

[caption id="attachment_513203" align="alignnone" width="300"] Equipe do TJC 2017[/caption]

Agenda – Em junho será iniciada a etapa de visitas do TJC às unidades de ensino.  No dia 5, as Escolas Seráfico Ricardo (9h) e Professora Suzel Galiza (14h), em Limoeiro; em 7 de agosto, a Escola Estadual Antônio Inácio, em Lagoa do Itaenga (9h); a Cônego Fernando Passos, no município de Passira, no dia 4 de setembro, às 9h; e a Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, em Feira Nova, encerrando o ciclo 2017, também em 4 de setembro, às 14h. A apresentação dos trabalhos selecionados (culminância) está programada para o dia 27 de outubro, em local ainda a ser definido.

As escolas que participam do TJC irão desenvolver projetos com os alunos a partir do tema: “Trabalho, Revolução de 1817 e convivência social”, marcando a passagem dos 200 anos da Revolução Pernambucana.

Confira fotos do evento no Flickr da Amatra VI