Notícias

TJC capacita professores universitários

Amatra VI abre nova fase do programa que leva conhecimento de cidadania e direitos humanos a estudantes.



Professores do curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE), em Arcoverde, serão capacitados para participar do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC). O curso acontece na sexta-feira (25.8), na sede da Associação dos Juízes do Trabalho (Amatra VI), no Recife.

Esta é a primeira abordagem ao TJC em Pernambuco que é direcionada a professores universitários. O Programa atua capacitando professores de ensino médio e fundamental, para que trabalhem os temas em sala de aula junto aos alunos, com os juízes visitando posteriormente as escolas para ‘rodas de conversa’.

A diretora de Direitos Humanos da Anamatra, a juíza Luciana Conforti, que está acompanhando o TJC em Pernambuco, diz que a iniciativa de ampliar a atuação do Programa é extremamente benéfica. “Pois insere um novo público multiplicador em um tema essencial à proteção da dignidade e dos direitos humanos dos trabalhadores, principalmente em momento de alto índice de desemprego e de extrema precarização das relações de trabalho no país”, explica.

A ideia, segundo a professora Isabele Moraes D’ Ângelo, que está coordenando a ação, é que os docentes da UPE trabalhem os conteúdos do programa junto aos estudantes de Direito, e estes disseminem as informações entre os estudantes de escolas da rede pública que funcionam na própria universidade.

“Temos grupos de pesquisas direcionados ao Direito do Trabalho, e um dos assuntos recorrentes é o trabalho escravo. Com o TJC teremos a oportunidade de ir além, contribuindo com a conscientização dos jovens alunos para o problema”, afirmou.

Ao longo de mais de dez anos de sua implantação em Pernambuco, o TJC já atendeu cerca de 60 mil alunos. Este ano, iniciou a interiorização das ações, visitando unidades do Agreste e da Zona da Mata.

Confira a programação:
Curso de Formação de Professores (UPE/Arcoverde) - Programa Trabalho, Justiça E Cidadania - TJC

Manhã
9h15 – 9:30h – Apresentação
9h30 – 11h – Direito do Trabalho e Constitucional do Trabalho
Palestrante: José Adelmy da Silva Acioli (Presidente da Amatra VI)
11h às 11h15 – Intervalo
11h15 Às 12h30 – Direito Internacional dos Direitos Humanos (Convenções Internacionais Do Trabalho) e atuação das instituições públicas no combate ao trabalho análogo ao de escravo
Palestrante: Tiago Muniz Cavalcanti (Procurador do Trabalho e Coordenador Nacional da Erradicação do Trabalho Escravo – MPT/Conaete)
12h30 às 13h45h – Almoço

Tarde
13h45 às 15h30 – Trabalho Análogo ao de escravo
Palestrante: Luciana Paula Conforti (Juíza Do Trabalho e Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra VI e da Anamatra)
15h30 – 15h45 – Intervalo
15h45 – 17h - Trabalho análogo ao de escravo em Pernambuco
Palestrante : Flora Oliveira (Advogada, Mestra em Direito, professora universitária)

+ 55 81 3049.3416
+ 55 81 3049.3588
+ 55 81 99412.5004
+ 55 81 99601.9976

Aplicativo AMATRA6