Professores e gestores que vão atuar no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, em 2018, serão capacitados nos eixos temáticos a serem abordados este ano: trabalho infantil, trabalho escravo, violência e racismo. O curso de formação acontece na quinta-feira (12.4), na sede da Amatra VI, no bairro do Pina, das 9h às 17h.
Na programação, módulo sobre ética, cidadania e direito penal sob a ótica do Estatuto da Criança e do Adolescente, com o juiz de direito Abner Apolinário. A coordenadora do TJC em Pernambuco, a juíza do trabalho Márcia de Windsor, abordará o Direito Constitucional do trabalho e a proteção dos direitos fundamentais.
O presidente de Amatra VI, Adelmy Acioli, fará a contextualização dos direitos sociais do país na atualidade. A visão do direito do trabalho nos tempos atuais será trazida pela professora Isabelle Bandeira de Moraes D’Ângelo, seguida do juiz do trabalho André Machado, que irá falar sobre “teoria geral do Estado e direitos humanos”.
A última etapa do curso de formação terá o procurador do trabalho Leonardo Osório, abordando o trabalho infantil e a atuação do Ministério Público do Trabalho; e a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra e da Amatra VI, Luciana Conforti, descrevendo os desafios no combate ao trabalho análogo ao de escravo no Brasil.
Este ano, o programa atenderá escolas públicas das cidades de Surubim, Santa Maria do Cambucá, João Alfredo e Casinhas, na data de 28.05, 04.06, 13.08 e 20.08