Notícias

Ministro Renato Lacerda de Paiva afirma que futuro da JT está garantido

Ministro Renato Lacerda de Paiva afirma que futuro da JT está garantido

Na programação voltada aos juízes aposentados, o segundo dia de atividades do 20º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) teve a participação do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Renato de Lacerda Paiva.  Em sua exposição, ele fez um relato crítico sobre a atuação da Justiça do Trabalho, nas três últimas décadas e afirmou que, apesar dos desafios, ela se consolida no cenário de futuro do Judiciário brasileiro.

“Estou há mais de 40 anos na magistratura, assisti a todas as transformações pelas quais a JT passou, sendo atualmente bastante respeitada e o ramo que apresenta os melhores números de produtividade e respostas à sociedade”, explicou o ministro, detalhando indicadores que provam a eficiência dos serviços jurisdicionais, como números de conciliação de processos, julgamentos e informatização.

Para provocar a plateia, o ministro fez questionamentos sobre a possibilidade de aumento da competência da Justiça do Trabalho, para além do que previu a Emenda 45. “Somos a única com competência para olhar para o empregado, não sob a perspectiva da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mas à luz dos princípios constitucionais de proteção do ser humano que vive do seu trabalho” completou.

Na coordenação da mesa, o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, ratificou essa visão, apontando o papel fundamental do juiz do trabalho para essa construção de futuro.  

Ao final da exposição, as diretoras de Aposentados da Anamatra, Benimar Marins; e da Amatra VI, Virgínia Sá Bahia, presentearam o ministro, em nome do evento, com um livro sobre a história de Pernambuco e uma obra de arte representando uma passista de frevo.

+ 55 81 3049.3416
+ 55 81 3049.3588
+ 55 81 99412.5004
+ 55 81 99601.9976

Aplicativo AMATRA6