O II Encontro Internacional da Amatra VI foi oficialmente aberto, na cidade de Lima (Peru), nesta segunda-feira (14), com a presença da Presidenta da Corte Suprema da Justiça do Peru, Janet Trello e da Presidenta do Tribunal Constitucional do Peru, Luz Pacheco. A desembargadora Carmen Vieira representou o presidente do TRT6, Ruy Salathiel.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS AQUI
Em seu pronunciamento, o presidente da Amatra VI, Rafael Val, lembrou os 50 anos da Associação, comemorados em 2025, destacando que a entidade é reconhecida por sua atuação na defesa das prerrogativas da Magistratura, mas também do estado democrático de direito e da dignidade e independência do Poder Judiciário, notadamente a Justiça do Trabalho.
“Este evento representa não apenas um encontro de magistrados e magistradas dedicados à Justiça do Trabalho, mas também uma oportunidade de refletirmos sobre os desafios que o Direito do Trabalho enfrenta na atualidade e as possibilidades de moldarmos o futuro desse importante ramo do direito, cujo nascedouro também coincide com a organização e a mobilização dos trabalhadores em busca do reconhecimento de direitos e de melhores condições laborais”, afirmou Rafael Val.
Ele destacou a escolha do Peru para sediar o evento, lembrando que “Lima, uma cidade que carrega história e cultura tão ricas, oferece local propício para uma troca ampla e respeitosa de experiências. Brasil e Peru são países que se irmanam em termos históricos, pois ambos frutos da expansão colonialista europeia e que hoje ainda convivem com mazelas sociais como o desemprego e a injusta divisão de renda”.
Diante disso, observou que os desafios atualmente enfrentados no Brasil, no mundo do trabalho, não são exclusivos do país. “São dilemas que atravessam fronteiras e demandam soluções colaborativas e inovadoras, que poderão surgir no debate sincero entre povos irmãos”, completou.
Palestras – O evento tem como tema principal “Desafios ao Direito e à Justiça do Trabalho diante dos Novos Modelos nas Relações Laborais", está sendo realizado até esta terça-feira (15.04), no auditório do Hotel Pullman Miraflores, na capital peruana.
No primeiro dia, duas palestras abriram espaço para intenso debate: o advogado Michael Vidal Salazar falou sobre "O teletrabalho: aspectos principais e problemática atual"; e o professor Omar Toledo abordou “A terceirização laboral e o processo do trabalho peruano".
Visitas – Na programação do encontro, os participantes ainda visitaram as instalações do Tribunal Supremo do Peru e, no domingo, a histórica Pinacoteca do Tribunal Constitucional. Um momento especial foi a homenagem da Amatra VI ao escritor peruano Mario Vargas Llosa, com um minuto de silêncio em respeito ao seu falecimento no domingo (13.04).