“Escravidão? Deus me livre “ é o nome da cartilha produzida por alunos do curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Arcoverde – alertando sobre as formas de exploração do trabalhador. A publicação, em formato de cordel, será lançada no Recife durante o XIII Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) dias 22 e 23 de novembro.
A cartilha foi apresentada ao público, no final de outubro, durante reunião da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho, em Minas Gerais, com a participação das professoras Flora Oliveira, da UFPE (professora colaboradora) e Isabele de Moraes D'angelo da UPE (coordenadora do Programa na UPE) e da Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra e da Amatra 6.
A ideia do cordel surgiu a partir de um convênio entre a Amatra VI e a UPE para execução do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania. O convênio foi adaptado e transformado em projeto de extensão, passando a integrar o Programa Cidadania e Inclusão Social, da Universidade de Pernambuco.
O Encontro Nacional do TJC acontecerá na sede da Amatra no bairro do Pina.