
Em defesa da democracia e dos direitos sociais
Com determinação e equilíbrio, a Amatra VI conduziu, no período 2016/2018, lutas políticas do movimento associativo em defesa da democracia e dos direitos sociais. A possiblidade de enfraquecimento da Justiça do Trabalho também mobilizou a Associação para assegurar o que prevê a Constituição Federal.
Como integrante da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público em Pernambuco (Frentas/PE) e sempre em consonância com a ANAMATRA, a Amatra VI organizou e participou de vários atos em defesa da JT diante de inaceitáveis cortes orçamentários com objetivo claro de desestruturá-la. A mobilização da magistratura conseguiu avanços, como a histórica decisão do TST de sustar a retiradas de projetos de lei encaminhado à Câmara Federal propondo a riação de cargos e Varas na JT.
Contra a reforma trabalhista e da Previdência, a Associação lutou incansavelmente, articulando junto a parlamentares, promovendo debates e participando ativamente de mobilizações nacionais.
Na esfera política, a Amatra assinou, juntamente com outras 22 associações regionais, documento encaminhado dos presidentes dos Tribunais Regionais de Trabalho pleiteando alteração regimental para estabelecer consulta em 1º e 2º graus para definição dos cargos eletivos de direção nas cortes judiciais, bem como a ampliação dos elegíveis: todos os desembargadores devem poder concorrer.