Com o desafio de comandar a Anamatra pelos próximos dois anos, o juiz Guilherme Guimarães Feliciano tomou posse, em Brasília, no dia 31 de maio. A magistrada Luciana Conforti, da 6ª Região, assumiu a Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos.
Em seu discurso, Feliciano falou do difícil momento pelo qual passa o país – com ameaça de “impeachment” do presidente da República e de aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, em tramitação no Congresso Nacional – e enalteceu a importância da Justiça do Trabalho e da magistratura.
“A Justiça do Trabalho deve gerar pacificação social e consciência cidadã, a afirmação do Estado de Direito, a concretização de liberdades (patrões e empregados), a densificação de um espaço essencial para o exercício da cidadania e uma maior segurança jurídica nas arenas da livre concorrência”, afirmou.
Ele defendeu, ainda, a valorização da carreira de magistrados, que estimule o ingresso de novos juízes e evite a evasão voluntária de seus quadros. “A Magistratura clama pela preservação da sua independência econômica e da sua dignidade social”, completou.
O juiz Germano Siqueira, que deixou a presidência, disse da sua convicção do dever cumprido, juntamente com os membros da Diretoria e do Conselho. Entre os participantes da gestão, os magistrados da 6ª Região, Virgínia Bahia e Rafael Val, cujo trabalho foi reconhecido pelos colegas.
Confira aqui fotos da cerimônia de posse