Participação ativa em Casinhas

Os estudantes da EREM João XXI, no município de Casinhas, no Agreste do Estado, mostraram total envolvimento no Programa TJC. Na Roda de Conversa com os juízes do trabalho, realizada na segunda-feira (17.9), os jovens alunos foram extremamente participativos, com questionamentos sobre ética, cidadania e direitos humanos.
“O que presenciamos nesta escola foi uma verdadeira aula de cidadania. Parabéns a todos”, ressaltou o diretor de Prerrogativas da Amatra VI, Leandro Fernandez, que participou da visita à escola acompanhado da Coordenadora do TJC, Carmen Richlin, e da advogada Mariana Fernandez.

“Meu pai é agricultor. Ele tem direitos trabalhistas?”, “As mulheres podem ganhar menos que o homem fazendo o mesmo serviço?”, “Menor pode trabalhar?”, “Humilhar um trabalhador é crime?”. Essas foram algumas das perguntas dos estudantes, que por quase três horas puderam tirar dúvidas sobre temas debatidos anteriormente em sala de aula, uma das etapas do TJC.

O evento em Casinha foi realizado no auditório da Escola Municipal São Luiz, já que parte do EREM João XXIII está em reforma. A unidade, inaugurada em 1964, conta com mais de 600 alunos e tem como gestor Manoel Basílio.

Antes de iniciar a roda de conversa, o grupo assistiu a uma apresentação de forró feita pelos alunos. Participaram dessa etapa representantes da Gerência Regional de Educação Vale do Capibaribe, que acompanham as atividades na região Agreste: Marta Ramos, Marileide Silva e Josemar Barbosa (que também integra a coordenação do TJC).

Confira as fotos aqui no Flickr da Amatra