A última parada do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) para o tira-dúvidas em 2024 foi na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Nossa Senhora de Fátima, na Guabiraba, no Recife. Os convidados para o momento foram recepcionados com apresentações culturais, entre elas uma roda de capoeira criada por um ex-aluno da unidade, Mestre Binho, que se dedica a um trabalho social para acolher e orientar jovens da comunidade.
O Grupo Filhos do Tempo atende em três bairros da região Norte do Recife, com o compromisso de ocupar os jovens em seu tempo livre, buscando reduzir o acesso à criminalidade e às drogas, explicou Mestre Binho. “Esse é um caminho que funciona, que dá resultados”, completou.
Confira fotos AQUI
A coordenadora do TJC, Carmen Varejão Richlin parabenizou a iniciativa, lembrando também o trabalho do TJC para a formação de cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres. O presidente da Amatra VI, Rafael Val, destacou a importância da visita à escola para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o que já vem sendo estudado em sala de aula, na abordagem às questões étnico-raciais e do combate ao preconceito, tema centro do programa em 2024.
Cultura - O momento cultural contou, ainda, com apresentações de um texto em cordel, criado pela aluna Laura Reis – enfocando a problemática racial; e de um esquete teatral sobre a discriminação social, com estudantes dos 8º e 9º anos.
A multiplicidade das atividades realizadas na escola foi detalhada pela gestora da unidade, Joelma Ramos Xavier. O professor Jailton Silva falou sobre as etapas do TJC na escola, desde a formação dos educadores, realizada em junho, tendo acompanhado os alunos na hora das perguntas aos convidados, todos interessados em conhecer mais sobre direitos humanos, do trabalho e cidadania.
A advogada Ana Patrícia Farias representou a OAB/PE. Pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco/GRE Recife Norte, estiveram presentes as professoras Adália Bacalhau, Kássia Félix e Waldilma Santana; e o professor Constantino Melo.
Na sexta-feira, dia 25 de outubro, ocorrerá a culminância do projeto, a partir das 14h, no auditório do Pleno do TRF5, no Cais do Apolo.