Cultura como alerta para a diversidade brasileira no TJC

Com apresentações de dança e música, os alunos da Escola Estadual José dos Anjos, no bairro de Dois Unidos – Zona Norte do Recife – fizeram um alerta sobre a diversidade brasileira e a importância do respeito entre as pessoas. O evento, na terça-feira (17.09), fez parte da etapa do tira-dúvidas do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que, este ano, aborda as relações étnico-raciais.

Um dos momentos emocionantes foi o Coral Canto dos Krahós, composto por estudantes da unidade, todos vestindo uma camiseta com o logotipo do TJC. O grupo entoou canções indígenas em homenagem aos povos originários do Brasil. Na abertura, alunos e alunas fizeram uma apresentação de dança e percussão, lembrando a força da cultura afro.  Já a diversidade de raça e gênero foi lembrada na “Dança das Cores”, ao som da música “Amarelo, Azul e Branco”, da artista Anavitória.

Confira as fotos AQUI

Preconceito - Ao apresentar a escola, a gestora da unidade Betaílde Gomes da Silva Maia destacou o trabalho realizado com os mais de mil alunos, priorizando o combate ao preconceito por meio de uma educação transformadora que faça a diferença para toda a comunidade. A execução do TJC na unidade foi detalhada pela professora Laudecy Santos.

A coordenadora do TJC, Carmen Varejão Richlin lembrou que o TJC começou com a Cartilha do Trabalhador, utilizada nas salas de aulas como parte do programa, para que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre direitos fundamentais, do trabalho, cidadania e ética. “Precisamos que todos, sem exceção, tenham acesso à educação, à saúde, ao emprego, de modo a vivermos em uma sociedade com igualdade de oportunidades”, ressaltou o presidente da Amatra VI, Rafael Val.

Dúvidas – Com a aluna Maria Helena perguntando sobre a diferença entre o trabalho infantil e aquele realizado por menores em suas próprias casas, os estudantes iniciaram a etapa de questionamentos aos convidados – magistrados, procuradora, advogados – a respeito da aplicabilidade das leis, direitos humanos e do trabalho.

Participaram do evento, ainda, a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra VI, Mariana Milet; o desembargador José Soares; a procuradora do trabalho Gabriela Maciel; a advogada Luana Oliveira (OAB/PE); os advogados Adriano Felipe Cabral (OAB/PE), Carlos Henrique Varejão Richlin, Marlon Marques Siqueira (OAB/PE) e Hugo Victor (AATP/PE). Representando a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco/GRE Recife Norte, os professores Adália Bacalhau, Constantino Melo, Mary Ruth, e Waldilma Santana.

Ao final, os convidados receberam um brinde exclusivo e especial: uma caneca com uma ilustração simbolizando o TJC, criada pelo aluno Augusto Ryan de Souza Albuquerque, do 7º ano E.