Ao som da emocionante canção “Carruagem de Fogo”, com a entrada das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Recife, estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) professor Pedro Augusto Carneiro Leão, no bairro do Fundão, abriram oficialmente a visita do Programa Trabalho, Justiça de Cidadania (TJC) na unidade. Na terça-feira (04.09) os alunos, participaram da fase do tira-dúvidas, com momento cultural e exibição de vídeos produzidos em sala de aula.
Na chegada, os convidados foram recepcionados pelo grupo de maracatu da escola e conduzidos ao pátio, onde a cultura popular ganhou espaço. As alunas Alessandra e Alissandra fizeram uma bela apresentação de caboclinhos; e as estudantes Pietra e Iris, encantaram dançando o genuíno frevo. O hino nacional foi entoado pelas alunas Vitória Késia e Thamiris Gomes.
Confira as fotos AQUI
A história da escola e os projetos desenvolvidos pelos alunos abordando temáticas relacionadas aos direitos humanos e cidadania – como a prevenção da violência contra a mulher – foram mostrados pela gestora Ana Carolina de Melo, que enalteceu o engajamento dos estudantes nessas ações. A professora Gabriela Oliveira detalhou as atividades do TJC que vêm sendo realizadas na escola.
Na fase das perguntas dos alunos, foram apresentados questionamentos sobre o desrespeito às normas trabalhistas, mobilizando juízes, advogados e a representante do Ministério Público do Trabalho a responderem de forma didática.
Conhecimento - A coordenadora do TJC, Carmen Richlin falou aos presentes sobre a relevância do projeto – criado pela Anamatra, mas realizado em Pernambuco pela Amatra VI, tendo como objetivo aproximar a sociedade do Judiciário. Já o presidente da Amatra VI, Rafael Val, fez um alerta a respeito da importância de os estudantes seguirem na busca permanente de conhecimento, algo que fará diferença no futuro de cada um. “Não há caminho senão o da educação”, afirmou.
Presentes ao evento, ainda, representando a Amatra VI a diretora de Direitos Humanos e Cidadania, Mariana Millet; e os diretores Financeiro, Gilberto Freitas; e de Cultura e Esportes, Pedro Henrique. O desembargador José Soares, um dos fundadores da Associação, também participou da visita. Além deles, a procuradora do Trabalho, Elizabeth Veiga; as advogadas Silvana Fonseca e Kátia Zimmerle; e o advogado Hugo Vitor; e a equipe da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco/GRE Recife Norte: os professores Adália Bacalhau, Constantino Melo, Mary Ruth, Waldilma Santana e a assistente social Carla Oliveira.