Editorial
Neste mês de agosto, estamos encerrando nosso mandato.
Como todos sabem, trata-se de um mandato tampão, de 1 ano, como estabelecido pela Assembleia Extraordinária realizada em 30.06.2023.
Apesar do pouco tempo, creio que essa Diretoria conseguiu realizar muito.
Não pretendo aqui antecipar o relatório da gestão que será apresentado aos associados na Assembleia designada para o dia 01.09.2024, mas creio ser necessário destacar alguns pontos de nossa atuação ao longo desse ano.
O primeiro deles coincide com o encerramento das atividades da ESMATRA, nossa escola. Não foi sem pesar que a Diretoria decidiu suspender os cursos fornecidos pela ESMATRA, considerando que, há algum tempo, eles se mostravam deficitários. Era medida que a responsabilidade impunha e que exigiu uma série de ações para preservar uma história de sucesso como foi a da nossa Escola.
No campo da defesa das prerrogativas de nossos associados, lutamos pelo reconhecimento do direito à licença-trânsito no âmbito da 6.ª Região, pelo reconhecimento de que o Juiz Titular em localidade de vara única exerce funções de diretor de foro e, portanto, faz jus à percepção de LC por isso, e por melhores acomodações para a primeira instância no edifício sede do TRT6 enquanto se aguarda a reforma do edifício que acomodará em definitivo o Fórum do Recife; postulamos a regulamentação do banco de reserva relativo à LC e tivemos deferido o pagamento de mais um dia referente a fevereiro/2024; postulamos à Presidência do TRT6 a cessação do desvio de funções gratificadas de assistente de juiz substituto, a fim de que pudessem efetivamente se destinar a auxiliar juízes de primeira instância e não setores administrativos do TRT6; encaminhamos e tivemos deferida assistência pela ANAMATRA em temas que, não resolvidos satisfatoriamente em âmbito regional, poderia interessar à magistratura do trabalho nacionalmente; acompanhamos, enfim, várias proposições que direta ou indiretamente poderiam afetar os interesses e as prerrogativas da magistratura do trabalho da 6.ª Região, assim como buscamos efetivamente atender a todas as solicitações que nos foram individualmente dirigidas ao longo desse ano de incessantes atividades.
Por fim, concluímos essa gestão com um grande reforço em nossos quadros. Duas dezenas de novos filiados que vêm cerrar fileiras conosco. Trata-se de colegas recentemente removidos que não tardaram em associar-se à AMATRA VI, expressivo reconhecimento de que o movimento associativo continua vivo e de que apenas a união de esforços poderá gerar frutos.
Este Isto Posto cobre a recepção a esses novos colegas, em animado almoço na tarde do dia 16.08.2024; traz informações sobre o processo eleitoral em curso, sobre as atividades do TJC, retomadas no ano de 2024, o qual marca duas décadas da trajetória desse programa em Pernambuco; e ainda brinda os colegas com um pouco de literatura, saúde e uma entrevista com nossa colega recém aposentada Carmen Richlin.
Tenham uma boa leitura.
Espero revê-los na assembleia ordinária do dia 01.09.2024.
Rafael Val/Presidente Amatra VI