Confiança no associativismo e respeito ao coletivo

O novo presidente da Amatra VI, o juiz do trabalho Rafael Val Nogueira, em seu pronunciamento ao tomar posse, nesta sexta-feira (1º/09/2023), fez questão de ressaltar sua total confiança no movimento associativo como forma de avanços para conquistas coletivas e reafirmou seu compromisso na defesa de questões, como a valorização da magistratura e da Justiça do Trabalho. Também elencou demandas relevantes à toda a sociedade, como o trabalho digno e protegido e combate a toda forma de discriminação.

“É tempo de aprendermos com o passado, voltando nossos olhos para o futuro, para a construção de um presente diferente e melhor” afirmou Rafael Val, destacando quatro pilares essenciais para sustentação desse plano coletivo: verdade, união, fraternidade e fidelidade.  “Esses valores nos impeliram até aqui e continuarão a nos enlevar no exercício do honroso mandato que nos foi conferido”, afirmou.

Reconhecendo que são muitas as dificuldades a serem superadas, o presidente lembrou questões prioritárias, como como as que envolvem perdas remuneratórias, iniciativas que retiram do magistrado a autoridade que lhe é inerente como membro de Poder, além de melhoria da infraestrutura da JT em Pernambuco, a exemplo da aquisição do novo fórum do Recife.

Ele assegurou que a superação das adversidades demandará “empenho coletivo, que passa, inicialmente, por vencer o descrédito e nos convencermos intimamente de nossa importância, não apenas como indivíduos, mas, sobretudo, como instituição a quem o Constituinte resguardou a grave missão de preservar o direito social e compor os permanentes conflitos entre capital e trabalho”, completou.

Em seu pronunciamento, o magistrado ainda agradeceu os integrantes da diretoria provisória e ressaltou o trabalho coletivo dos colegas que assumem com ele a missão de fortalecer a Amatra VI. “Represento um coletivo, vário em suas individualidades, uno no todo.”, disse.  Ele também fez uma homenagem especial à esposa Luciana e aos filhos Artur, Lucas e Clarice e finalizou com ensinamento de Santo Agostinho: Tudo se resume a amar, amar os que nos são queridos, amar o que fazemos, amar a luta a que nos propomos”,  finalizou, sendo aplaudido de pé pelos presentes.

A posse foi realizada na sede da Amatra, no Recife, após assembleia geral ordinária conduzida pelo presidente interino Sergio Vaisman, seguida de reunião social com associadas, associados e convidados. A cerimônia contou com a presença das presidentes da Anamatra, Luciana Conforti; e do TRT6, Nise Pedroso; do corregedor do TRT6, Fábio Farias;  da procuradora-chefe do MPT em Pernambuco, Ana Carolina Ribemboim; da procuradora Jailda Eulalia; e do procurador do trabalho Luciano Osório, entre outras autoridades.

Veja as fotos do evento AQUI

Confira o pronunciamento na íntegra 

Pronunciamento_posse_presidente_Amatra_VI_Rafael_Val.pdf