Magistratura como profissão é tema do tira-dúvidas do TJC

A roda de conversa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) viveu um momento diferente na visita à Escola Erundina Negreiros de Araújo, no Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife. Estudantes questionaram os juízes sobre o seu cotidiano à frente das atividades na Justiça do Trabalho.

A unidade recebeu o TJC na terça-feira (08.08.2023), com apresentação cultural e a participação de pais de alunos que residem na comunidade, demonstrando a importância da escola na vida dos moradores.

Na abertura da fase do tira-dúvidas na escola, Gustavo Braiam, de 11 anos, aluno do 6º ano e, no encerramento, a estudante Thayná Barros, 17 anos, do 3º ano, buscaram informações dos magistrados sobre como tomar decisões justas e como é a vida de um juiz.

Os magistrados presentes, a juíza Carmen Richlin, também coordenadora do TJC, e o juiz Pedro Henrique Menezes, além do desembargador Ivan Valença, explicaram detalhadamente o desafio que o cargo envolve, com muitas responsabilidades, a necessidade de atualização permanente e a importância da educação na vida de todos.

Confira fotos e vídeos AQUI

A escola apresentou, ainda, um trecho da peça teatral que levará para a culminância do projeto e o gestor José Antônio de Santana falou sobre a história da unidade, totalmente inserida no dia a dia da comunidade. Houve a entrega de medalhas do mérito aos alunos que venceram a Olimpíada do Conhecimento promovida pela unidade, enfocando conteúdos da Cartilha do Trabalhador produzida pela Anamatra e utilizada no TJC

Também surgiram perguntas dos alunos sobre direito do trabalho e cidadania, preconceito e outros temas abordados no programa e trabalhados em sala de aula pelos professores. Nesta edição participaram, além dos magistrados, o advogado Hugo Victor (AATP) e representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco (GRE Recife Norte), Waldilma Santana, Constantino Melo e Mary Ruth.