Documentário inédito reafirma impacto do TJC na educação

Pela primeira vez na trajetória do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Pernambuco, a comunidade da educação registrou, em vídeo, o impacto positivo da iniciativa. Um documentário inédito, produzido pelos professores José Luiz e Ricardo Wanderley, da Escola Monsenhor Francisco Salles, com apoio técnico do também professor Ênio Pereira ( Erefem Governador Barbosa Lima), intérprete de libras, foram destacados os efeitos do TJC entre os estudantes e educadores. 

O vídeo foi lançado durante a visita do TJC à escola, nesta terça-feira (20.06.2023), na programação da etapa do tira-dúvidas na escola. Confira o vídeo AQUI (vídeo com direitos autorais).

Na abertura do evento, a coordenadora do TJC em Pernambuco, Carmen Richlin, enalteceu a importância do vídeo como resultado efetivo do trabalho realizado pelo programa desde 2005. Ela também destacou o papel dos professores como multiplicadores dos conteúdos voltados à difusão de conceitos de cidadania para todos. 

Veja fotos do evento AQUI 

Cultura - Na visita à escola, na terça-feira (20.06), foram realizadas apresentações culturais pelos alunos, antecedendo a etapa de perguntas sobre questões relacionadas aos direitos humanos e direto do trabalho. 

Os estudantes do 9º ano abordaram a temática do encontro, por meio de expressões artísticas, como embolada, teatro e jogral. Também foi exibido vídeo, em formato “stop motion”, mostrando a produção, pelos alunos, do mural “Tirinhas Amatra”.

Presenças – A presidente da Amatra VI, Ana Freitas, fez questão de agradecer o engajamento dos alunos e educadores no TJC. A diretora de  Direitos Humanos e Cidadania da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, mandou uma mensagem, em vídeo, reforçando a importância dos estudantes conhecerem seus direitos e deveres. 

O evento teve como mestre-de cerimônias a professora Natália Dias e fala de boas-vindas e encerramento pelos gestores da unidade, Simone Goretti Lemos e Ciro Mendes.

Questionamentos - Na fase das perguntas, os convidados se revezaram para dirimir as dúvidas dos estudantes: a juíza Ana Cristina, diretora de Direitos Humanos da Amatra VI; a procuradora Elizabeth Veiga; e advogado Hugo Victor (AATP), falaram, detalhadamente, sobre questões envolvendo direito do trabalho e previdenciário; e cidadania. 

Nesta visita, representaram a Secretaria de Educação de Pernambuco (GRE Recife Norte), Waldilma Santana, Constantino Melo e Mary Rute.