Cidadania em ritmo de forró no TJC

No dia em que se celebrou o Dia de Santo Antônio, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), foi recebido com forró e muita disposição para novos conhecimentos, pelos alunos e alunas da Escola Motta e Albuquerque, no bairro da Tamarineira no Recife. Na terça-feira (13.06), juízes, procuradores, advogados e outros convidados, estiveram na unidade para mais uma etapa do tira-dúvidas, numa interessante roda de conversa sobre direitos do trabalho, direitos humanos e cidadania.


Na abertura do evento, o estudante Guilherme Rocha, tocando sanfona, fez uma bela apresentação da música “Esperando na janela”, de autoria de Gilberto Gil, acompanhado da colega Isis Ariadny Carvalho. Poesia também na voz de Gabriel Gadelha Giusti e Lohanny Ketly, entoando versos da obra “Ai se sesse”, do poeta Severino de Andrade Silva, conhecido como Zé da Luz.

A gestora da unidade, Catarina Barbosa, deu as boas-vindas aos presentes, motivando os alunos e alunas a se engajarem no concurso do TJC deste ano, com trabalhos em artes visuais, jogo teatral e texto escrito, lembrando que a escola já foi vencedora em edições passadas.
A coordenadora do TJC, Carmen Richlin, falou aos estudantes sobre a importância do projeto para conscientização dos jovens de seus direitos e deveres e destacou que no dia anterior (12.6), foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

Em vídeo, a diretora de Prerrogativas da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, ressaltou a contribuição do programa para a formação de cidadãos.
Nessa mesma perspectiva, a presidente da Amatra VI, Ana Freitas, destacou que o TJC vem sendo realizado em Pernambuco desde 2005, sempre com a parceria da Secretaria Estadual de Educação.
Dúvida – No momento do tira-dúvidas, os estudantes mostraram senso crítico, com questões diversas abordando os conteúdos trabalhados em sala de aula. Muitas foram as perguntas sobre trabalho infantil e direitos do menor aprendiz.
Os convidados à mesa – as juízas Ana Cristina, Ana Freitas, Carmen Richlin, Maria Odete, a procuradora Elizabeth Veiga, o advogado Hugo Victor (AATP) e a estudante de direito Amanda Batista – se revezaram nas respostas aos alunos e em depoimentos sobre suas trajetórias e a importância do conhecimento.
Nesta visita, representaram a Secretaria de Educação de Pernambuco (GRE Recife Norte), Waldilma Santana, Constantino Melo e Mary Rute.
Confira as fotos AQUI
https://www.flickr.com/photos/amatra6/albums/72177720309083377