Emoção e prêmios na Culminância do TJC

Uma tarde de muita animação e reconhecimento à cidadania. Assim foi a cerimônia da Culminância da edição 2022 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizada na sexta-feira (21.10.2022), no auditório da FIEPE, no bairro de Santo Amaro.  Com a presença de educadores, magistrados, estudantes e convidados, foi um momento para celebração do conhecimento.

As apresentações culturais de música e dança, com alunos e alunas da Escola Rosa de Magalhães, marcaram a abertura da solenidade. Na sequência, a apresentação dos trabalhos das seis escolas que participaram do TJC este ano, em formato de vídeo, nas categorias videoclipe e jogo teatral, para que os jurados pudessem avaliar e conferirem notas que indicaram os primeiros e segundos lugares. A modalidade Redação foi analisada previamente.

Este ano, o tema escolhido para os projetos foi “TJC no Bicentenário da independência do Brasil na busca da antidiscriminação nos espaços de trabalho, educação e cidadania”, tendo reunido as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) Cândido Duarte, Rosa Magalhaes, Rotary Nova Descoberta, Santa Paula Frassineti, José Vilela e Escola Caio Pereira, todas no Recife. Foram realizadas capacitações com os educadores enfocando os temas abordados no Programa, produção de trabalhos em salas de aula e visita às escolas com roda de conversas entre os juízes, convidados e os estudantes.

Na cerimônia da Culminância, a coordenadora do TJC, juíza Carmen Richlin, falou da alegria de participar do Programa, que busca fortalecer a cidadania para todas e todos, acrescentando a importância de também levar informações sobre direitos humanos e do trabalho para os jovens estudantes, além de externar diversos agradecimentos aos parceiros que apoiam o TJC.

Representando o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, que não pode comparecer, a coordenadora leu uma especial mensagem dele para o evento. “O TJC representa a materialização da preocupação da Anamatra com a promoção de ambiente de trabalho seguro e saudável. A aproximação da Justiça e sistema educacional juntos é a fórmula de sucesso do nosso TJC, um esforço coletivo para que a pauta do trabalho decente seja incorporada na linguagem desta e das próximas gerações. Uma inciativa que já beneficiou milhares de jovens e que contribui para o trabalho protegido, desenvolvido em condições de segurança e em patamares de igualdade”, destacou.

Dedicação - A presidente da Amatra VI, Ana Freitas, enalteceu o engajamento dos professores, agradecendo a eles por tanta dedicação e empenho. Representando a presidente do TRT6, desembargadora Clara Saboya, o desembargador Fábio Farias ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados e falou da capacidade criativa das alunas e alunos, que deve ser utilizada para a transformação positiva da sociedade.

Presentes à cerimônia, ainda, as magistradas do trabalho Patrícia Trajano – também vice-presidente da Amatra VI – Laura Botelho, Ana Cristina (diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Associação) e Marta Cantalice; o juiz estadual Abner Apolinário, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Ana Carolina Ribemboim e a procuradora do Trabalho Elizabeth Veiga, os representantes da OAB e AATP Hugo Victor e advogado Marcondes Oliveira, presidente da Comissão de Educação para a Cidadania, da OAB/PE.

Representando o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros, a gerente Regional de Educação/GRE Recife Norte, Neuza Pontes, parabenizou as escolas, os gestores e os estudantes pelo envolvimento no TJC, deixando excelentes resultados para todos. Também presentes pela Educação, a coordenadora da CGDE, Elyne Paiva, os professores técnicos pedagógicos Waldilma Santana, Constantino Melo, Mary Ruth Gomes e Amanda Santos, entre outros.

Prêmios – Os gestores das seis escolas receberam uma placa em reconhecimento à participação no TJC 2022. As escolas Cândido Duarte e Caio Pereira, levaram o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na categoria Redação.

Os melhores videoclipes foram das escolas Rotary Nova Descoberta (primeiro lugar) e Rosa Magalhães (segundo lugar). Já no jogo teatral, as premiações ficaram com as EREM Santa Paula Frassineti e José Vilela, primeira e segunda colocação, respectivamente.

Confira alguns registros feitos pela Comunicação do TRT6/Crédito Roberta Mariz - AQUI