Tema mais do que atual, inclusão e acessibilidade no mundo do trabalho, foi o assunto escolhido por estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Paula Frassinetti, no bairro do Espinheiro, na última parada da etapa de tira-dúvidas do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, no Recife, em 2022. Com apresentações culturais e total engajamento dos alunos, alunas e educadores, o evento foi um sucesso.
Na abertura, um passeio pelo museu interativo da escola, com trabalhos produzidos pelos estudantes tendo como referência artistas da Semana de Arte Moderna de 1922. Em seguida, uma paródia destacando a importância da inclusão para a cidadania de todos e todas. Outro momento cultural foi uma apresentação do jogral também falando sobre o centenário da Semana de Arte.
Na fase das perguntas, alunos e alunas se revezaram questionando os convidados sobre preconceito, trabalho escravo, direitos humanos e do trabalho. Daniela Lopes, por exemplo, quis saber sobre a possibilidade de uma empresa exigir que o trabalhador não use cabelos afro.
Os convidados responderam atentamente, com importantes orientações para quem já está trabalhando ou prestes a entrar no mercado. A coordenadora do TJC, a juíza Carmen Richlin, destacou a participação dos estudantes e professores como multiplicadores do conhecimento, levando informações para seus familiares, amigos e ainda para seu cotidiano.
Em sua primeira participação no TJC como presidente da Amatra VI, a magistrada Ana Freitas – empossada no último dia 23.09.2022 – direcionou sua fala aos alunos e alunas, reforçando a necessidade de investirem em educação, em conhecimento e acreditarem em si, buscando a realização de seus sonhos.
A gestora da escola, a educadora Patrícia Dantas, apresentou a unidade, atualmente com mais de 300 estudantes, em ensino integral. As professoras Bárbara Bartels e Suellen Wanderley – à frente do TJC na EREM – frisaram a importância do trabalho para a formação de cidadãos.
Presentes ao evento, o desembargador Ivan Valença e a procuradora do trabalho, Elizabeth Veiga; a advogada Ana Cláudia Cruz (OAB/PE), os advogados Marcondes Oliveira (OAB/PE) e Hugo Victor (AATP), o juiz federal Marcílio Mota. Também participaram representantes da Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco: a gerente regional de educação Recife Norte (GRE), professora Neuza Pontes, a coordenadora-geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), Elyne Paiva e os professores técnicos, Waldilma Batista de Santana, Mary Ruth Gomes, Amanda e Constantino Melo.
O encerramento da edição 2022 do TJC acontecerá com a culminância dos projetos apresentados durante o ano, em cerimônia marcada para o dia 21 de outubro, das 14h às 17h, no auditório da Casa da Indústria (Avenida Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro).
Confira fotos e vídeos AQUI