Frevo, cultura e conhecimento no TJC

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Frevo (em 14 de setembro), a parada do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Rotary Nova Descoberta, no Recife, teve maracatu, ciranda, forró e, claro, o nosso frevo. A etapa da roda de conversa na unidade foi realizada na terça-feira (13.09.2022), com momentos de cultura e também de orientação sobre direitos humanos e do trabalho.

Os estudantes participaram ativamente da parte cultural e com perguntas elaboradas previamente sobre percepções do cotidiano enfocando situações de estágio, trabalho infantil, aprendizagem, entre outros temas.

Na abertura, a coordenadora do TJC em Pernambuco, Carmen Richlin, historiou um pouco do programa e lembrou que não era a primeira vez que a escola estava sendo visitada. Falou também sobre o tema do programa este ano – “TJC no Bicentenário da independência do Brasil na busca da antidiscriminação nos espaços de trabalho, educação e cidadania”, – parabenizando toda a equipe que se dedicou ao evento, enaltecendo o papel fundamental dos estudantes na troca de informações para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, e também dos educadores que atuam como multiplicadores do Programa.

A juíza Laura Botelho falou sobre a alegria que sentia em razão da receptividade do grupo, especialmente diante da enorme qualidade das apresentações culturais, que viajaram por várias expressões artísticas do nosso Estado. Ressaltou também a importância do engajamento da magistratura no desafio de orientar os jovens e mostrar que todos e todas têm condição de, por meio da educação e do esforço pessoal, alcançarem novos caminhos e transformarem a sua realidade.

Participaram desta edição, o desembargador Ivan Valença, a procuradora do trabalho Elizabeth Veiga, o advogado Hugo Victor (representando a OAB e a AATP), a juíza Patrícia Trajano e representantes da Secretria de Educação e Esportes de Pernambuco/GRE Recife Norte: os técnicos: Waldilma Santana, Mary Ruth Gomes, Amanda, Daiane e Constantino Melo.

A condução do evento foi realizada pelo vice-gestor da unidade, professor Luiz Henrique Monteiro, que fez um breve histórico da escola, lembrando que o nome do Rotary,foi dado em virtude do terreno ter sido doado pelo Rotary Club Recife Boa Vista em 1974. Ele ainda destacou a atuação do atual gestor, professor Edigar Carvalho, no desenvolvimento das atividades da escola.

Cultura – O evento contou, ainda, com momentos de grande emoção: uma homenagem ao poeta Miró da Muribeca, em forma de leitura de cordel; e uma apresentação teatral, com os personagens Chicó e João Grilo, da obra “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna, com um texto em homenagem ao autor, abordando fatos relevantes de sua biografia.

Confira as fotos e vídeos no Flickr da Amatra VI (AQUI) e no site do TRT6  (ACESSE AQUI)  

Crédito da imagem de abertura: Comunicação/TRT6