Empoderamento feminino no TJC

Mensagens motivacionais sobre a participação feminina para a construção de uma sociedade mais desenvolvida e justa marcaram mais uma etapa Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), desta vez na Escola Caio Pereira, no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife.

A roda-de-conversa na unidade foi realizada na terça-feira (30.09.2022), com os estudantes questionando os convidados – juízas do trabalho, procuradora do trabalho, advogado – sobre temas envolvendo direitos humanos, do trabalho e cidadania. Muitas questões enfocaram o cotidiano do estagiário e do menor aprendiz, com amplo debate e esclarecimentos sobre os temas.

A comitiva do TJC foi recebida com uma bela apresentação do coral formado por crianças do 6º ano, e coordenado pela professora Analice, inserindo a importância do respeito à diversidade. Em seguida, a Banda Marcial da escola, com regência do professor Israel, fez uma exibição executando canções populares e uma performance na despedida.

A importância do empoderamento feminino foi tratada pela presidente da Amatra VI, Laura Botelho, que destacou as inúmeras possibilidades que as estudantes têm à frente, com muitos desafios que podem ser vencidos com educação e determinação.“Nesses momentos de encontro com a juventude é muito importante reforçar conceitos como sororidade e empoderamento, buscando também motivar as meninas e as adolescentes a ocuparem os espaços, dentro da perspectiva de que podem desenvolver qualquer atividade que desejem, desde que se preparem adequadamente”, afirmou, lembrando que a discriminação de gênero ainda persiste na sociedade e que deve ser combatida com firmeza.

A coordenadora do TJC, a juíza Carmen Richlin, falou sobre a presença feminina no mercado de trabalho e enalteceu a escola pelo trabalho que realiza, inclusive com novidades como o programa que amplia a visão dos alunos e alunas sobre seus direitos e deveres.

A gestora da unidade, Verônica de Moraes aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de todos que se engajaram no TJC, em especial os estudantes, que tiveram uma excelente oportunidade para receber novos conhecimentos. O professor Antônio Henrique detalhou os trabalhos que estão sendo elaborados para a fase da culminância e ainda teve um momento musical com a aluna Dayenne Naiara.

Também presentes ao evento, a juíza Patrícia Trajano, a procuradora do trabalho Elizabete Veiga, o advogado Hugo Victor (representando a OAB/PE e a AATP) e os representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco/Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE), Waldilma Santana, Mary Ruth Gomes, Constantino Melo e Amanda Santos.

O TJC segue sua programação nos dias 13 de setembro, na EREM Rotary Nova Descoberta; no dia 20 de setembro de 2022 na EREM Rosa de Magalhães e, em 27 de setembro de 2022, na EREM Santa Paula Frassinetti, no bairro do Espinheiro. A culminância ocorrerá o dia 21 de outubro, no auditório da Casa da Indústria, no Recife.

Confira as fotos AQUI