Capacitação de educadores reforça cidadania

Mais de seis horas de debates e troca de conhecimentos, com mais de uma dezena de convidados e a participação de uma equipe engajada e comprometida com a educação. Assim foram os dois dias do curso de formação dos professores (as) e gestores (as) que atuarão no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) este ano em Pernambuco.

Com o tema “TJC no Bicentenário da independência do Brasil na busca da antidiscriminação nos espaços de trabalho, educação e cidadania”, o curso foi realizado de forma telepresencial, com a presidente da Amatra VI, Laura Botelho, fazendo uma abertura oficial com agradecimentos aos educares integrados à iniciativa. O presidente da Anamatra, Luís Colussi, também participou, lembrando a importância do projeto idealizado pela entidade nacional e realizado em Pernambuco desde 2005, de forma pioneira.

A coordenadora estadual do TJC, Carmen Richlin, fez um pequeno resumo dos avanços do programa ao longo dos anos, sempre contando com o apoio fundamental da Secretaria Estadual de Educação, este ano numa parceria com a Gerência Regional Recife Norte.
Cidadania – O desembargador Grijalbo Coutinho – na presidência da Anamatra quando da criação do projeto há 17 anos, falou sobre a construção e resistência ao Direito do Trabalho e a atuação do TJC como instrumento de luta emancipatória. A diretora de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra VI, Ana Freitas, destacou a discriminação no trabalho, enfocando aspectos legais e econômicos. Já o Desembargador Sergio Torres (diretor de Esmatra VI) abordou a discriminação sob a ótica constitucional.

No segundo dia da capacitação, a abertura se deu com a palestra do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Brandão, que integrou a 1ª Comissão Nacional que criou o TJC, em 2004. Ele também observou os princípios constitucionais que definem igualdade para todos e todas. O ex-presidente da Amatra VI, André Machado, trouxe um olhar dirigido aos diretos humanos para a discriminação no ambiente de trabalho.

Encerrando o evento, a ex presidente da Anamatra, Noemia Porto - à frente da entidade entre 2019 e 2021 - falou sobre o mercado de trabalho e os desafios envolvendo a desigualdade de gênero, tema que consta na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em junho, o TJC inicia a fase de rodas de conversa, com visitas presenciais às seis escolas que serão beneficiadas este ano.

Confira o calendário AQUI

Imprimir