Conamat marca movimento associativo e união da magistratura

A 20ª edição do Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) representa o grande momento do movimento associativo nacional.

A sua realização pela Anamatra, após um período de dificuldades, em virtude da pandemia de Covid-19, foi destacada pela presidente da Amatra VI, Laura Botelho, na abertura do evento nesta quarta-feira (27.04.2022).

"Temos na Anamatra, a única associação com legitimidade, base e história para representar toda a magistratura trabalhista brasileira. Assim sendo, um evento dessa magnitude somente por ela poderia ser conduzido”, afirmou a presidente.

Ao reforçar a necessária união para a condução de caminhos de valorização da magistratura, a presidente apontou para a efetiva participação, no movimento associativo, de juízes substitutos, titulares, desembargadores, da ativa e também aposentados.

"Somente unidos podemos falar em independência, dignidade, em combate a toda forma de avaliação que se baseie em números absolutos, e não na circunstância de cada juiz ou juíza, bem como das unidades judiciárias. Somente juntos podemos debater com consistência sobre a política de metas, priorizando as de cunho qualitativo e que se voltem para a efetividade da prestação jurisdicional, sem perder o olhar nos desafios estruturais da Justiça do Trabalho. Somente ombreados é possível conduzir uma reestruturação que não represente risco de inviabilização da atividade que abraçamos", finalizou.

Confira o vídeo da abertura AQUI

Novos caminhos - A vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região, desembargadora Nise Pedroso, também abordou a importância do Conamat, classificando-o como "o grandioso evento da magistratura do trabalho".

Destacou que o momento é propício para discussões sobre o futuro do trabalho, liberdade de expressão, gênero e diversidade no Judiciário, temas que serão tratados no Congresso, buscando caminhos e soluções " para as mudanças que surgem na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, justa e plural", completou.

O evento acontece até sábado em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca (PE).