TJC 2022: confirmadas escolas e tema

A edição 2022 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) está confirmada. Seis escolas serão beneficiadas, todas abordando o tema “TJC no bicentenário da Independência do Brasil na busca da antidiscriminação nos espaços de trabalho, educação e cidadania”.

As definições foram discutidas nesta quarta-feira (16.03.2022), em reunião na sede da Amatra VI, com a presença da presidente da entidade, Laura Botelho, da coordenadora do programa, Carmen Richlin, bem como das Diretoras Ana Freitas e Carla Janaína (participando online).

Participaram, ainda, os representantes da Secretaria Estadual de Educação (Gerência Regional Recife Norte), Waldilma Santana, Mary Ruth Gomes e Constantino Melo.

Este ano, após uma edição anterior realizada de forma telepresencial, em virtude da pandemia, o TJC volta às ações presenciais, com visitas às unidades de ensino. O trabalho será desenvolvido nas Escolas de Referência de Ensino Médio (EREM) Cândido Duarte, Rosa Magalhaes, Sizenando Silveira, José Vilela, Rotary Nova Descoberta e Escola Caio Pereira, todas no Recife.

“Para a Amatra VI é uma grande satisfação renovar essa exitosa parceria com a Secretaria de Educação, uma iniciativa que já se estende há 17 anos e que dá concretude a uma trajetória profícua para os estudantes, educadores e magistrados e magistradas engajados no TJC”, destacou Laura Botelho.

Cidadania – A coordenadora do programa, Carmen Richlin, lembrou os resultados positivos do programa, reforçando o papel social da Justiça do Trabalho, contribuindo ainda para a formação cidadã de jovens pernambucanos.


O TJC começa com o curso de formação dos educadores, nos dias 10 e 11 de maio (14h30 às 17h); e, já a partir de junho, inicia a fase das Rodas de Conversa, com visita dos (as) magistrados (as) às escolas, para um bate-papo com os alunos e professores.


Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de ampliação do TJC, chegando a outras regiões do estado, como o Sertão do Araripe. A diretora Carla Janaína irá analisar as providências necessárias para implementar o programa em Araripina e municípios próximos.