Música, alegria e senso crítico no TJC

A passagem do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) pela Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre, no bairro de Água Frita, no Recife, foi marcada pelo entusiasmo dos estudantes que participaram da ação. Com apresentações musicais e leituras críticas, os alunos mostraram o que aprenderam e compartilharam suas dúvidas com os magistrados, magistradas e demais convidados da roda-de-conversa/tira dúvidas.

O encontro aconteceu no dia 14 de setembro, de forma híbrida – com os alunos e professores presencialmente na escola – e os convidados online, entre eles o  desembargador  Grijalbo Fernandes, que presidiu a Anamatra à época da criação do TJC. Ele destacou a importância de Pernambuco na construção e resultados da iniciativa.

Na abertura, os estudantes Caio e Emanuel cantaram “Tempos Modernos”, música  de Lulu Santos, cujo refrão exemplificou o momento dos jovens: “Eu vejo a vida melhor no futuro”.  Diversidade cultural, racismo, preconceito, violência e trabalho infantil no Brasil foi o tema do texto assinado e explanado pelo aluno Guilherme.

Em meio às muitas participações dos estudantes, os gestores da escola, Diogo e Sarita, foram parabenizados pelo trabalho que desenvolvem, assim como os professores Jurandir e Ieda, à frente do projeto na unidade.

“Ficamos encantados com o engajamento dos alunos, com perguntas complexas, inteligentes, e bem preparadas, o que mostra estarem todos no caminho certo, que é o da educação”, disse a juíza Carmen Richlin, coordenadora estadual do TJC.

Ela também destacou a participação da Anamatra na concepção do projeto, elogiando a proposta criada na gestão do desembargador Grijalbo Fernandes.  Participaram ainda desta etapa a presidente da Amatra VI, Laura Botelho, os desembargadores Ivan Valença e José Soares, as juízas Ana Freitas, Patrícia Trajano, Cássia Barata e o magistrado do trabalho Roberto Freire;  além da juíza de Direito da Vara do Júri de Olinda,  Flávia Figueira e a procuradora do MPT, Elizabeth Veiga.

Imprimir