Escola Técnica Soares Dutra no TJC

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania estimula a formação de jovens pautados pela ética e cidadania, e também encoraja a todos e todas a se dedicarem aos seus objetivos, por mais difíceis que possam parecer. Um exemplo desse incentivo foi vivenciado na roda de conversa entre os magistrados, alunos e alunos da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra (ETEASD), no Recife, na terça-feira (17.08.21).

Mesmo com problemas na conexão com a internet, a escola se uniu para superar as dificuldades e participar do evento, realizado de modo híbrido. Os alunos, presencialmente, e os convidados online. A dedicação em grupo resultou numa apresentação diferenciada.

Antes do início da fase de perguntas dos estudantes, a aluna Tainá Cristina falou sobre o trabalho feito na escola enfocando os direitos das crianças e adolescentes, com análises dos acontecimentos a partir da Constituição de 1988.

Usando uma analogia com uma célebre frase do primeiro astronauta a pisar na lua, Neil Armstrong -  “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade – o projeto se transformou em “Um pequeno passo para um futuro consciente”, mostrando a importância dos direitos humanos na trajetória do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O aluno Mateus Nascimento falou sobre sua pesquisa abordando Paulo Freire um grupo de estudantes abordou a Lei Maria da Penha, que trata da violência contra a mulher.

A gestora Jaidete Arruda, explicou o funcionamento da escola, atualmente voltada para o ensino técnico na área de saúde e fez questão de agradecer a colaboração, para trazer o TJC, dos representantes da Secretaria de Educação/ GRE Recife Norte, Waldilma Santana, Constantino Melo e Mary Ruth, além do apoio dos técnicos, professores e estagiários da ETEASD na execução do projeto.

Transformação – A presidente da Amatra VI, Laura Botelho, participou da abertura, levando uma mensagem motivacional aos alunos e alunas por se dedicarem aos estudos, única forma de garantir o crescimento de cada um, e avanços para o desenvolvimento do país. 

A coordenadora do programa Carmen Richlin, agradeceu a todos os magistrados, procuradores, advogados que compareceram ao evento e enalteceu o engajamento dos professores e gestores – multiplicadores do TJC, bem como os alunos.

Ela mediou a etapa do tira-dúvidas, com perguntas em sua maioria sobre direitos do trabalho, e ressaltou a presença da juíza Rosa Fernandes, da Bahia; dos desembargadores Ivan Valença e Fábio Farias, que participaram efetivamente dos debates, bem como José Soares, que mesmo aposentado faz questão de se fazer presente aos eventos da Amatra VI.

Imprimir