Curso para associados e associadas enfocará cinema e filosofia


Um olhar analítico sobre o cinema, com viés interpretativo de filmes clássicos na perspectiva da filosofia. Esta é a proposta do novo curso promovido pela Amatra VI, neste mês de agosto, dentro da sua programação cultural para associados e associadas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria da Amatra VI.

O curso será online(pela plataforma ZOOM), em quatro aulas, sempre às terça- feiras do mês de agosto, das 19h às 21h30. O professor é o diretor de cinema e televisão, Daniel Augusto, Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo e Doutor em Filosofia pela mesma instituição.

“São aulas elaboradas para um público que não precisa ter formação acadêmica em cinema ou filosofia, mas interessado nos dois campos”, diz Daniel Augusto, destacando que os encontros visam fomentar questões para que os alunos desenvolvam por si um olhar mais aguçado sobre o cinema e sua relação com a vida. Os participantes receberão uma bibliografia e filmografia que contém todos os autores e filmes citados em aula.

Currículo – Com um extenso currículo na direção para cinema e TV, Daniel Augusto assina o longa-metragem ficcional “Albatroz” (2019), com Alexandre Nero, Andrea Beltrão, Camila Morgado, Maria Flor, Andrea Horta, entre outros. Antes desse filme, dirigiu o longa ficcional “Não pare na pista” (2014) e o longa documentário “Amazônia desconhecida” (2013, este em parceria com outro diretor).

Seu curta-metragem “O Sinaleiro” (2015) participou da mostra competitiva de festivais renomados, como Toronto, NYFF (New York Film Festival, organizado pela Lincoln Center Film Society), Brasília, Huelva, entre outros. Na televisão, em 2018, lançou no canal Arte 1 a série “O tempo e a música – depois do fim da canção”, com apresentação de Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik.

Um ano antes, lançou a série “Incertezas Críticas”, para a qual entrevistou pensadores fundamentais do mundo contemporâneo, como Noam Chomsky, Jacques Rancière, Zygmunt Bauman, entre outros. Antes disso, dirigiu séries documentais (“Mapas urbanos”, “Lutas.doc”), documentários (“Fordlândia”), outros curtas e mais de 300 programas de TV.

Confira os filmes, os temas e os pensadores que serão abordados em cada aula:

10/08 

Filme: A Estrada Perdida (de David Lynch)
• Temas: sujeito, sonho, imaginário
• Autores relacionados: René Descartes, Jacques Lacan, Slavoj Žižek

17/08 

Filme: Um corpo que cai (de Alfred Hitchcock)
• Temas: amor, moral, culpa, pecado
• Autores relacionados: Aristóteles, Jacques Rancière, Ismail Xavier, Slavoj Žižek

24/08
Filme: Melancolia (de Lars von Trier)
• Temas: melancolia, genialidade, distopia
• Autores : Platão, Aristóteles, Sigmund Freud, Erwin Panofsky, Günther Anders, Walter Benjamin, Gilles Deleuze, André Bazin.

31/08 

Filme: À Prova de Morte (de Quentin Tarantino)
• Temas: moderno, pós-moderno
• Autores relacionados: Jürgen Habermas, Andreas Huyssen, Fredric Jameson, Josef Früchtl, Pascal Bonitzer, MarkCousins

Imprimir