A pandemia e seus efeitos no mundo do trabalho

Organizado pela Comissão de Saúde da Amatra VI, o “Seminário Telepresencial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho: Pandemia e relações de trabalho: aspectos técnicos, jurídicos e psicossociais” reúne especialistas nacionais no assunto. O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Amatra VI, no dia 27 de abril, das 15h às 17h30.

Estão programadas palestras com três reconhecidos nomes da área: o advogado e professor José Affonso Dallegrave Neto, com o tema “As cinco crises contemporâneas e os desafios do Direito do Trabalho”; a médica sanitarista e auditora fiscal do Trabalho, Dra. Simone Holmes, e falará sobre “A fiscalização do trabalho e medidas preventivas de contágio”; e encerrando a doutora em Psicologia, Laura Pedrosa, abordará os “Riscos psicossociais em teletrabalho e isolamento social”; e

O seminário é a primeira ação promovida pela Comissão de Saúde da Amatra VI, composta pelos juízes do trabalho Sarah Yolanda e Leandro Fernandez (diretores da Associação), além de Hermano Dantas, Andréa Keust e Yolanda Polimeni.

Currículos

O advogado e professor José Affonso Dallegrave Neto é mestre e doutor pela Universidade Federal do Paraná; Pós-doutor pela Universidade de Lisboa (FDUNL). Atualmente preside a Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista e é membro eleito da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Associação Luso-brasileira de Juristas do Trabalho. Autor e co-autor de 34 obras jurídicas, vem sendo convidado por inúmeras instituições de ensino no Brasil e nas Universidades (Clássica e Nova) de Lisboa.

Em 2015, recebeu do Tribunal Superior do Trabalho (TST) a insígnia honorífica no grau Comendador; e, em 2019, obteve a Certificação do Projeto de Negociação de Harvard, em Cambridge, Massachusetts (Theory and Tools of the Harvard Negotiation Project).

A médica e sanitarista Simone Holmes é auditora fiscal do Trabalho, chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho da SRTb/PE.

Psicóloga perita, Laura Pedrosa Caldas é doutora e mestre em Psicologia Clínica (Ênfase em Saúde Mental e Trabalho, docente, diretora da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica (ABPJ), psicóloga de Saúde e Segurança na ELETROBRAS/CHESF.