2º Encontro das Lideranças Associativas reforça compromisso com equidade

 

Para além de ações pontuais, na busca da implantação de uma política de equidade de gênero no Judiciário, a Comissão Anamatra Mulheres se reuniu, na sexta-feira (12.3), no 2º Encontro das Lideranças Associativas. Com um amplo debate sobre o tema, veio o reforço ao compromisso de transformação, com respeito pleno à diversidade e repúdio a qualquer forma de discriminação.

A presidente da Amatra VI, Laura Botelho, participou do evento, na coordenação do subgrupo da Região Nordeste. Nessa etapa, foram abordadas as trajetórias das participantes  na magistratura, dificuldades de acesso e progressão na carreira, maternidade, desafios e impactos da pandemia na divisão sexual do trabalho, entre outros assuntos.

“Esse evento foi emblemático para todas nós, juízas do trabalho, diante da expressiva participação das colegas e ampla representatividade das macrorregiões do país. A ação coletiva voltada à  equidade deve ser permanente e essa troca de experiências e ideias é sempre muito rica e pode balizar ações concretas das associações” disse Laura Botelho, que integra a Comissão Anamatra Mulheres, criada em 2018 para desenvolver ações voltadas à pauta da igualdade de gênero, na perspectiva material e não apenas formal, que envolvam magistradas do trabalho.

Com representantes das 24 Amatras, o Encontro teve módulos temáticos, com a condução das juízas que integram a Comissão Anamatra Mulheres. Além de Laura Botelho, a comissão é composta pela presidente da Anamatra, Noemia Porto e pela conselheira fiscal Daniela Lustoza, além das magistradas: Deizimar Oliveira (Amatra 23/ Região Centro-Oeste), Odaise Cristina Martins (Amatra 8/Região Norte), Patrícia Maeda (Amatra 15 /Região Sudeste), Vanessa Sanches (Amatra 9 / representante da Região Sul).

“A marca registrada do evento foi a força e a potência das narrativas das mulheres, traduzidas em histórias de vida e histórias profissionais, que contribuíram para indicar temas e demandas para o futuro”, avaliou a presidente Noemia Porto.
Imprimir