Curso sobre Teatro de Pernambuco

Um dos mais importantes do país, o teatro de Pernambuco tem uma longa história, confirmando a força da cultura local. Na programação cultural da Amatra VI, um novo curso voltado aos associados e associadas irá detalhar essa trajetória de vanguarda, sua relevância histórica e curiosidades.

O curso será online, por meio da plataforma Google Meet no total de quatro encontro semanais, nos dias 23 e 30 de março; 06 e 13 de abril, das 19h30 às 21h30. O professor Leidson Ferraz, doutorando em Artes Cênicas pela UNIRIO, mestre em história pela UFPE, crítico, historiador, ator, jornalista, autor de vários livros, é reconhecido especialista nessa área.

LINK para a aula do dia 23 de março AQUI

Os interessados devem ser inscrever na Secretaria da Amatra VI (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou pelo telefone (81) 3049-3416.  As aulas serão expositivas, com projeções e material iconográfico.

Confira a programação:

Aula 01: Teatro, arte subversiva?

– Conceito de teatro e a liberdade que se busca; o valor da memória e da historiografia teatral: acervos, pesquisas e livros disponíveis; a diversidade dos gêneros teatrais: teatro adulto, para as infâncias e juventudes, de formas animadas, rua, musicado e suas várias vertentes, experimental, performance, além das características do teatro profissional, amador, estudantil etc. Política cultural: como o teatro resiste e para onde segue em tempos de pandemia.

Aula 02: História inicial do teatro em Pernambuco.

– O teatro jesuítico; as primeiras manifestações do teatro de bonecos entre o sacro e o profano; a arte teatral em períodos de lutas, especialmente no Governo Nassau; Casa da Ópera, o primeiro teatro do Recife (século XVIII); teatros ainda em funcionamento por todo o estado; a construção do Teatro de Santa Isabel; a vinda das companhias internacionais; as primeiras sociedades dramáticas no Recife; as tentativas de profissionalização; o Grupo Gente Nossa, o Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP) e a modernização do teatro em Pernambuco.

Aula 03: Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna: as razões do sucesso de ambos.

– A modernidade que chega ao palco nacional; a moralidade em suspenso; Nelson Rodrigues e o seu “teatro fétido”; a graça e a tragédia do nordestino; o Teatro Adolescente do Recife e a consagração internacional de Ariano Suassuna como dramaturgo; Hermilo Borba Filho, o Teatro do Estudante de Pernambuco (TEP), o Teatro Popular do Nordeste (TPN) e o caráter cênico das manifestações populares.

Aula 04: O travestismo na cena.

– A ausência das mulheres no palco mundial; alguns dos primeiros artistas atuando em travesti no Recife; o teatro de revista e a ampliação da questão de gênero na cena; Barreto Júnior, a chanchada e o Teatro Marrocos; o desbunde do Grupo de Teatro Vivencial e suas relações com os Dzi Croquettes (RJ). Para finalizar, o teatro como uma arte que se reinventa sempre.