É preciso desmistificar o câncer de mama

O projeto Sexta da Qualidade de Vida retomou em outubro de 2020, após uma parada em virtude da pandemia de Covid-19, com um tema muito atual: a saúde da mulher e o câncer de mama. A convidada foi a médica ginecologista Juliana Schettini, obstetra, professora doutora com atuação no curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco.


O encontro foi realizado no modo virtual – em respeito às orientações de isolamento social – com intensa participação de associados e associadas, que puderam tirar dúvidas e conversar sobre o tema com a profissional. A presidente da Amatra VI, Laura Botelho, fez a abertura, e a mediação foi da juíza Andréa Keust, que destacou o evento dentro da programação do  Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da prevenção do câncer de mama.

Com uma abordagem simples, a médica falou da importância dos exames – obrigatoriamente a mamografia e o ultra-som como complementar – para diagnóstico prévio.  Destacou, ainda, a possibilidade de ocorrência de câncer de mama em homens e alertou para os fatores de risco na mulheres, como o tabagismo, obesidade, uso de anticoncepcional e até mesmo sobre a polêmica do uso de hormônios  pós menopausa e sua relação com o câncer.

“O mais importante, porém, é desmistificar o câncer de mama, o “cancerofobia”, esse medo geral.  Atenção pois nem tudo que é palpável é câncer, câncer não dói ( apenas em caso de metástase ), mas é essencial a rotina dos exames e o autocuidado. Precisamos cuidar de nós mesmas”, completou.

Imprimir