Desafio atual: conexão afetivas

Num momento de relações cada vez mais superficiais, as sociedades vivenciam famílias que não se percebem. Com isso, deixam de experimentar sensações importantes para seu crescimento, como o de pertencimento, que gera sentido à vida, vivências inesquecíveis, ensinamento e força para superação de eventuais dificuldades.

Numa breve análise, esses foram alguns dos pontos trazido pelo psicólogo Alexsandro Machado, na edição de novembro da Sexta da Qualidade Vida, na sede da Amatra. Doutor em Educação e Pós-Doutor em Saúde Pública é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) e também perito da Justiça do Trabalho (na área de psicologia). Tem atuado, ainda, na área da infância e juventude com trabalhos sobre Intuição Pedagógica e Tecnologias na Saúde e Educação.

Em sua palestra, enfocando "Os desafios da educação para as novas famílias”, ele falou da importância das vivências e das memórias afetivas para a e construção dos indivíduos e lembrou que não há um caminho certo ou errado, uma técnica que possibilite a tomada de decisão de forma exclusivamente racional.

O professor destacou, ainda, o papel positivo da tecnologia na atualidade, facilitando conexões, o que é algo positivo. “Mas não substitui as vivências presenciais. Nós aceleramos e não conseguimos estar conosco, nem com o outro, muito menos com a família”, completou.

Para ele, o que importa é estarmos presentes, quando precisamos estar.  A solução é o verdadeiro encontro, consigo e com o outro, em ser genuíno e se entregar à escuta e à fala, destacou, lembrando que isso exige muito de cada um. “Precisamos exercitar sabedoria, justiça, temperança e coragem, muita coragem”, completou.

Programação – A Sexta da Qualidade de Vida contou ainda com um animado happy hour, com atração especial: a cantora Babi Kenya deu um verdadeiro show musical, com sucesso nacionais e internacionais. A programação ainda teve espaço para a comemoração dos aniversários do mês e alerta sobre a prevenção do câncer de mama, como parte da campanha do Outubro Rosa.

Confira as fotos aqui