Seja gentil: em especial, com você mesmo

Na Sexta da Qualidade de Vida de setembro, o médico Júlio Lins trouxe um desafio coletivo: praticar a gentileza, primordialmente com você mesmo. Mestre em saúde coletiva com foco na promoção da saúde mental e fundador do primeiro programa de mindfulness no SUS, ele falou aos associados da Amatra VI, nesta edição realizada no dia 27.9.19, sobre o sentido da vida, técnica de meditação e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

“É importante estar presente na própria vida, unindo gentileza e assertividade, primordialmente consigo”, explicou, apresentando conceitos que fundamentam o mindfulness, um conjunto de técnicas inseridas na ciência contemplativa, que busca promover o desenvolvimento de virtudes e o alívio do sofrimento.
Para ele, os que buscam iniciar a prática da meditação precisam levar em consideração que mais importante que esvaziar a mente, está a qualidade da presença gentil, ao menos por cinco minutos, gerando intimidade com os sentimentos. “Sem isso, você estará cultivando estresse, tensão, lutando consigo,gerando um efeito negativo”, completou.
Os associados participaram ativamente da palestra, gerando interesse na formação de um grupo de desenvolvimento pessoal e redução do estresse com base em mindfulness, facilitado por dr. Julio (@instituto_atentamente) com sessões quinzenais na sede da Amatra.