Magistrados traçam metas para o TJC

Assessoria de Imprensa da Anamatra

Os coordenadores regionais do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania reuniram-se na sexta-feira (11/11), em Cuiabá (MT), com o objetivo de traçar as diretrizes para o próximo ano. O evento encerrou a programação do 11º Encontro Nacional do TJC, promovido pela Anamatra, em parceria com a Amatra 23. Os trabalhos foram conduzidos pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Noemia Porto.


Uma das deliberações da reunião foi em relação à temática do Programa no próximo ano que, além de abordar os assuntos já típicos dos materiais didáticos do TJC, debaterá, com professores e alunos, os direitos sociais como fruto de lutas e a importância da Justiça do Trabalho na concretização desses direitos. “Vivemos um momento de ameaças a direitos históricos básicos e acreditamos que o TJC pode auxiliar nesse sentido. E é o nosso papel levar a conscientização desses direitos”, ressaltou Noemia Porto. 


Os magistrados concordaram ainda em discutir a “modernização” do material didático do TJC com o objetivo de atender à demanda cada vez mais digital dos jovens. Também estiveram entre as deliberações do evento a necessidade de interiorização da iniciativa para que não apenas alunos das capitais sejam beneficiados.


No encerramento da reunião, a coordenadora regional do TJC na 23ª Região, Leda Lima, também falou da alegria em sediar o Encontro e da importância do Programa para as regiões. “Para mim o que vale a pena é olhar o quanto os jovens assimilam tudo”, disse, ao ressaltar que os alunos exercem o papel de disseminar esses conhecimentos em suas famílias e comunidades.


Estiveram presentes ao Encontro representantes das Amatras do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraná, Distrito Federal/Tocantins, Campinas e Região, Maranhão, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso. O próximo Encontro Nacional será realizado nos dias 23 e 24 novembro de 2017, em Belo Horizonte (MG).