Amatra VI conclui capacitações com professores para o TJC

Assessoria de Imprensa da Amatra VI

O processo de capacitação de professores e coordenadores de escolas participantes da 11ª edição do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) foi concluído na última quinta-feira (05/05), em evento organizado pela Amatra VI. O terceiro dia da iniciativa proveu o encontro dos educadores em palestras do juiz Hugo Melo Filho e do promotor André Felipe Menezes.


O último dia da capacitação, que teve início na terça-feira (03), começou com a palestra Escola, Meio Ambiente e Educação, ministrada pelo promotor de justiça André Felipe Menezes, do MPPE. Menezes, que também é professor de Direito Ambiental, explicou a relação entre o meio ambiente e os diversos âmbitos da vida em sociedade e os vínculos trabalhistas. O objetivo foi repassar conteúdo para dar subsídios aos professores para tratar do tema do TJC 2016 - Uma ação de solidariedade para uma vida sustentável com Educação, Trabalho, Justiça e Cidadania - de forma lúdica e interdisciplinar com os alunos.


Já Hugo Melo Filho explanou sobre noções básicas e particularidades do Direito do Trabalho, também para trato dos professores com os alunos ao longo do ano letivo. Entre os tópicos abordados estiveram temas em voga na atualidade, como lógica do comportamento do empresariado brasileiro e terceirização, além de pontos essenciais da legislação trabalhista, como férias, remuneração, hora extra, jornada de trabalho, entre outros.


Finalizando o processo de capacitação, os palestrantes receberam um kit com certificado, cartilha oficial do programa, DVD e livro que contam a retrospectiva dos 10 anos do TJC. A presidente do TRT-PE, desembargadora Gisane Barbosa, prestigiou as atividades, e elogiou a iniciativa, assim como os educadores participantes. Esse projeto é muito relevante, pois vai mostrar aos alunos uma nova perspectiva de mundo, relatou Mônica Vieira, diretora da escola Estácio Coimbra, uma das seis participantes do programa este ano.


O próximo passo do TJC são as visitas às escolas, que acontecerão entre os meses de junho e setembro. A culminância está marcada para outubro, em local a definir.