MPT-PE dá início às ações do mês de Segurança e Saúde no Trabalho

Assessoria de Imprensa do MPT-PE

As atividades do mês Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho tiveram início na manhã da última quarta-feira (30/03), com a palestra “Sofrimento mental no trabalho: os conceitos de cargas e processos de desgaste”. Promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin), do qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) faz parte, o evento contou com a presença do procurador e titular nacional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Leonardo Osório Mendonça..


Discutindo o tema, o coordenador do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Hospital das Clínicas e professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Oscar Bandeira Coutinho Neto, pontuou situações corriqueiras de sofrimento mental no ambiente de trabalho.


Também participaram do debate o desembargador e gestor do Getrin, Fábio Farias; as juízas do Trabalho Ana Maria de Freitas e Andrea Keust; o presidente da Fundacentro, Luiz Antônio e o técnico da Secretaria de Saúde de Olinda, Admilson Ramos.


Como forma de marcar a data, instituída no dia 28 de abril, o MPT segue promovendo, ao longo do mês, atividades de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, dentre elas ação em parceria com o Shopping RioMar.


DIA MUNDIAL - O dia 28 de abril foi escolhido como data Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como forma de lembrar os 78 trabalhadores mortos após explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia, em 28 de abril de 1969. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que nesse dia seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.


GETRIN - O Getrin é composto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Advocacia-Geral da União (AGU), Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Prefeitura Municipal de Olinda, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE) e Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).