Encontro Nacional do TJC apresenta relatos dos coordenadores e planejamento de ações para 2016

Assessoria de Imprensa da Amatra VI

O Encontro Nacional dos Coordenadores do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado em Belém (PA) entre as últimas quinta e sexta-feira (12 e 13/11), concluiu com chave de ouro as atividades do programa em 2015. O encontro contou com a culminância do TJC na Oitava Região, relato de experiências dos magistrados das diversas regiões do país e planejamento de ações para o ano que vem, entre eles o lançamento de um livro sobre a história do TJC.


Completando 10 anos de existência, o TJC já atingiu cerca de 100 estudantes em todo o Brasil. Os juízes compartilharam como foi a aplicação das atividades do programa este ano. No Recife, o programa circulou por seis escolas da rede municipal de ensino, numa iniciativa em parceria com a Gerência Regional de Ensino (GRE) da Secretaria de Educação. A atividade beneficiou cerca de 2,3 mil alunos e capacitou 99 educadores. O encontro foi um momento muito bom de curtir os êxitos do programa e compartilhar como foi nossa experiência, contou a coordenadora do TJC em Pernambuco, a juíza Carmen Richlin.


Os magistrados ainda apresentaram vídeos das apresentações de destaque dos estudantes de cada região. O ápice do encontro foi a culminância do TJC da Amatra 8, que também fez parte das atividades do 10º Encontro Nacional. Na ocasião, 750 alunos de escolas do Pará e do Amapá fizeram uma grande festa da cidadania com apresentações culturais. Da Sexta Região, levamos o videoclipe e uma filmagem do jogo teatral. O videoclipe fez muito sucesso com o público, comentou Carmen.


Também foi discutida, no encontro, a edição do livro de resgate da trajetória do Programa, que já está sendo produzido. Contendo resultados obtidos pela iniciativa ao longo de uma década, a publicação deverá ser lançada durante o 18º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que acontece entre os dias 27 a 30 de abril, em Salvador (BA). Contaremos com dois testemunhos de Pernambuco, entre eles um aluno que já participou do TJC e relatará a importância que o programa teve para sua vida, conta a coordenadora do TJC em Pernambuco.


O evento ainda serviu para definir uma agenda de ações para 2016. O próximo Encontro Nacional já está definido, será realizado em novembro de 2016, em Cuiabá (MT). Mediante reivindicação dos juízes, durante o 18º Conamat, além do lançamento do livro do TJC, haverá espaço para os coordenadores do programa apresentarem um balanço de suas atividades a todos os presentes.