Medalha Juiz Eurico de Castro homenageia servidores e magistrados do Trabalho

Assessoria de Imprensa do TRT6

O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) homenageou quatro desembargadores, oito juízes e 250 servidores com a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, em solenidade realizada na noite desta segunda-feira (26/10), no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. A comenda de mérito funcional é concedida a magistrados e servidores que durante 25 anos prestaram serviços ao Tribunal sem nenhum registro de punição. “São esses agentes – que escolheram como objetivo profissional a função pública, dignificando-a – partícipes da manutenção da harmonia nas relações sociais, na medida em que atuam para solução dos conflitos trabalhistas por via da ordem legal constituída no Estado democrático de direito” ressaltou a presidente do Regional, desembargadora Gisane Barbosa de Araújo.


O evento contou com a presença de 15 desembargadores do Tribunal, que compuseram a mesa da cerimônia juntamente com o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra VI), André Luiz Machado, e com o representante da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Pernambuco (OAB-PE), Marcondes Rubens Martins de Oliveira . Magistrados, servidores, familiares e amigos dos homenageados também prestigiaram a cerimônia. Sob regência do maestro Albérico José da Silva, o Coral do TRT-PE executou o Hino Nacional; o Hino de Pernambuco, Azul da Cor do Mar, de Tim Maia e Ave Maria, de Jaime Redondo e Vicente Paiva.


Com 34 anos de Tribunal, sendo 27 de magistratura e sete como servidor, o desembargador Paulo Alcântara, um dos agraciados, conta que a experiência de trabalho do TRT-PE impactou sua vida: “Mais da metade da minha vida eu estou no Tribunal. Isso moldou a maneira de eu ver o mundo, moldou a maneira de eu me dedicar profissionalmente, moldou toda a minha vida profissional”, pontuou. A juíza titular da 2ª Vara do Trabalho (VT) de Olinda, Martha Cristina Cantalice, também condecorada, foi outra que iniciou sua trajetória no Regional no cargo de servidora, estando há 31 anos na instituição, 25 deles como magistrada. “Desde a primeira vez que entrei no Tribunal, me apaixonei, soube que era o lugar que queria trabalhar. Até hoje mantenho a mesma alegria. O amor que tenho pela Justiça do Trabalho pôde se concretizar aqui no TRT”, afirmou.


Atualmente lotada na Seção de Recursos, a servidora Renilda Martins de Araújo, 30 anos de Tribunal, disse que ficou feliz com a homenagem e destacou, “Desde que entrei me dedico de corpo e alma”. O secretário de audiência da 5ª VT do Recife, Samuel Dourado Guerra conta que se orgulha de poder servir à Justiça ao longo de 27 anos de carreira. Durante esse tempo ele passou por diferentes funções, tendo se identificado, principalmente com a de secretário de audiências, por considerar uma atividade dinâmica.


Confira AQUI a lista completa dos agraciados deste ano.


História - A Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho foi instituída em 1987, pelo então presidente do TRT-PE, desembargador José Gondim Filho. O nome faz referência a outro presidente do TRT-PE, que dirigiu a corte nos períodos de 1946 a 1951, 1955 a 1959 e 1963 a 1966. Desde então, presta homenagem àqueles que dedicam sua vida profissional à Justiça do Trabalho pernambucana.