Alegria e aprendizado tomam conta do encerramento do TJC 2015

Assessoria de Imprensa da Amatra VI

Gritos de torcida, cartazes e apresentações culturais dominaram o auditório da FIEPE, nesta última quinta-feira (22), com a culminância do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores das seis escolas participantes da edição 2015 do projeto, lotaram o espaço e vibraram com as apresentações das instituições, que renderam três premiadas: na categoria videoclipe saiu vitoriosa a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Silva Jardim; já no quesito jogo teatral, um empate com diferença de meio ponto colocou a EREM Nóbrega em segundo lugar e a Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista em primeiro.


Durante toda a tarde, os jovens conferiram os trabalhos que foram preparados pelas instituições ao longo deste ano e apresentadas nas visitas realizadas pelos juízes da Amatra VI. Os vídeos e peças contemplavam temas diversos como assédio moral no trabalho, trabalho infantil, defesa do meio ambiente e intolerância religiosa, de gênero e de orientação sexual. Os assuntos foram desdobrados com base no tema do TJC em 2015: Juventude e mobilização articuladas com Justiça e Educação, fortalecendo a Cidadania. É mais um ciclo do projeto que encerramos com muito prazer, pois os trabalhos apresentados simbolizam um esforço recompensado, avaliou o presidente da Amatra VI, André Machado.


A coordenadora do TJC em Pernambuco, Carmen Richlin, elogiou todos os trabalhos. Todos aqui são vencedores, pois o importante é participar e compartilhar esses conteúdos tão relevantes. Vocês alunos estão de parabéns, realmente incorporaram o tema e se mostram protagonistas de suas vidas e são, de fato, a esperança do nosso futuro, complementou a magistrada, em agradecimento a todos envolvidos na iniciativa.



A diretora da Escola Miguel Batista, Roberta Albuquerque, avaliou a experiência como edificante e singular. Foi um prazer participar e ver o aprendizado dos alunos. Nós já os preparamos para a vida profissional e esse projeto só veio a acrescentar, disse ela. Os trabalhos premiados serão exibidos junto aos destaques do programa em outros estados, na reunião nacional dos coordenadores do TJC, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em Belém/PA.


*Foto: NCS-TRT6 / Signo Comunicação