Estudantes do Recife engajados no TJC 2015

Assessoria de Imprensa da Amatra VI

Os alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, na Zona Norte do Recife, deram um ‘show’ de conhecimento na última ação do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) este ano. Nesta terça-feira (15/09), os direitos e deveres dos trabalhadores e cidadãos foram tema de apresentações culturais, finalizando com um amplo debate entre juízes, estudantes, profissionais do direito e professores.


A escola conta com aproximadamente 300 alunos do ensino profissionalizante. Para a professora de português Terezinha Freitas, que acompanhou os alunos nas reflexões estimuladas pelo TJC, o resultado é extremamente positivo. “Esses jovens estão prestes a ingressar no mundo do trabalho e, com as informações que receberam, passaram a ter um olhar crítico sobre seus direitos e deveres”, afirma. A mesma visão é compartilhada pelo professor José Maria Santos, tutor do ensino à distância da unidade. “Ganham todos com o reforço à cidadania”, completa.


Após representar na peça teatral uma advogada que defende um caso de preconceito contra um trabalhador deficiente, a estudante Beatriz Pernambuco, 15 anos, diz que aprendeu muito, principalmente que ser cidadão é respeitar o outro e entender que é possível superar as dificuldades. “Não podemos permitir que os outros coloquem limites em nós”, assegura.


No encerramento da fase de visitas TJC, participaram a coordenadora do programa em Pernambuco, a juíza Carmen Richlin, o presidente da Amatra VI, André Machado, o desembargador do TRT6 Fábio Farias, representantes da OAB e da AATP, advogados e médicos do trabalho.


A próxima etapa do programa será o evento de Culminância, no qual as seis escolas que participaram do projeto em 2015 se apresentam. O evento será no dia 22 de outubro, no auditório da Fiepe, em Santo Amaro. O TJC já beneficiou mais de 42 escolas em todo o Estado.