Magistrados integrantes da Comissão Cultural do 18º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) reuniram-se na última terça-feira (28/7), na sede da Anamatra, em Brasília, sob a coordenação da diretora de Formação e Cultura, Silvana Abramo, e com a presença do presidente em exercício, Guilherme Feliciano. O evento ocorrerá em Salvador (BA), dos dias 27 de abril a 30 de abril de 2016.
Os magistrados discutiram, entre outros assuntos, o tema central do evento e os seus desdobramentos, no âmbito dos painéis e comissões temáticas. A 18ª edição do evento debaterá o presente e o futuro da Magistratura, ao ensejo das comemorações dos 40 anos da Anamatra, que serão celebrados no dia 28 de setembro de 2016.
Entre os subtemas que guiarão a apresentação de teses pelos juízes associados estarão a unidade da Magistratura, o futuro da carreira (com enfoque para o novo Estatuto da Magistratura e a saúde dos magistrados), a desconstrução ideológica e legislativa do Direito do Trabalho e a independência do Poder Judiciário à luz do novo Código de Processo Civil (abordando, inclusive, a questão do ativismo judicial).
“Todos esses subtemas compõem, por si mesmos ou nos seus efeitos, bandeiras históricas da Anamatra, sempre presentes nessas quatro décadas de história”, explica Feliciano. A Comissão também discutiu o calendário do evento - com a perspectiva de combiná-lo com a realização dos pré-Conamats pelas Amatras -, bem como a sua programação científica e os potenciais conferencistas e painelistas do Congresso.
A Anamatra divulgará, em breve, a programação definitiva do 18º Conamat, incluindo o seu regulamento e o calendário oficial, no hotsite oficial do evento: www.conamat.com.br. Também participaram da reunião a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Noemia Porto, o membro do Conselho Fiscal Vitor Yamada, o ex-presidente da Anamatra Grijalbo Coutinho, e os juízes Angélica Ferreira, Paulo César Soares, Marco Freitas e Marcelo Chamone.