Engajamento juvenil marca visita do TJC a escola da Zona Norte

Amatra VI

Localizada em Apipucos, bairro da Zona Norte do Recife, a Escola Silva Jardim foi a segunda instituição a receber a visita do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania em 2015. Durante toda a tarde da última teça-feira (26), alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio puderam tirar dúvidas sobre temas como menor aprendiz, direito de greve e assédio moral. A iniciativa da Anamatra é executada em Pernambuco pela Amatra VI.


Com o tema Juventude e mobilização articuladas com Justiça e Educação, fortalecendo a Cidadania, o projeto este ano pretende estimular o empoderamento juvenil na luta pelos direito e deveres do cidadãos, em especial no ambiente de trabalho. Para mostrar o engajamento com o tema, antes do tira-dúvidas alunos da Silva Jardim, que possuem Direito Humanos e Cidadania em sua grade curricular, apresentaram uma peça teatral sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da classe C no Brasil. É muito importante tirar dúvidas com profissionais qualificados. Hoje somos etsudantes, amanhã seremos trabalhadores, comentou o aluno Ubirajara Rodrigues, de 16 ano.


Além de juízas do trabalho, compuseram a mesa o juiz titular da 4ª Vara do Tribunal do Júri, Abner Apolinário da Silva, e também advogados trabalhistas. A advogada Isabela Aguiar destacou que as visitas são oportunidades para troca de conhecimento. É muito gratificante participar desse projeto. Os alunos trazem muito do seu dia a dia para compartilhar conosco e chegam muito preparados para fazer as perguntas, pontuou.


Para a juíza Carmem Richlin, a edição 2015 do projeto já está dando bons frutos. Acredito que as sementes estão sendo bem colocadas. A participação deles está sendo maravilhosa, com perguntas muito objetivas, avaliou.

Imprimir