Mobilização e juventude pautam a primeira visita do TJC em 2015

Amatra VI

Prestes a entrar no mercado de trabalho, cerca de 200 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual puderam tirar dúvidas sobre os direitos e deveres de empregados, empregadores e da Justiça na tarde da terça-feira (12). Em visita à EREM Beberibe, juízes, advogados e médicos do trabalho responderam aos questionamentos dos jovens, dando início à edição 2015 do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, executado pela Amatra VI em Pernambuco. Este ano, a iniciativa tem como tema “Juventude e mobilização articuladas com Justiça e Educação, fortalecendo a Cidadania”.


Após uma apresentação de dança pautada nos povos que formaram o do Brasil, os alunos fizeram perguntas sobre temas como as consequências da terceirização para a sociedade, o trabalho escravo, aposentadoria e formalização. “O programa tem trazido outro olhar não apenas para as escolas, mas para nós magistrados também. A gente aprende muito, pois os alunos trazem muitas coisas do dia a dia deles”, explicou a coordenadora do projeto em Pernambuco, a juíza Carmem Richlin.


Para associar as ações do programa à rotina dos jovens, o tema anual é sempre escolhido com base em algum assunto que esteja em evidência. “Temos assistido a uma série de manifestações populares, inclusive, recentemente por parte dos professores, em busca de melhorias sociais. Acreditamos que as discussões e a educação têm muito a contribuir nesse processo de formação de cidadãos plenos”, concluiu a juíza.